SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46O conceito de gênero: uma leitura com basenos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009)Mudanças climáticas globais: a resposta da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura  e  FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPEd, ANPPAS e EPEA). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.119-134. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000100007.

Este trabalho mapeia a produção científica em educação ambiental (EA), no período de 2001 a 2009, por meio de trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd, nos Encontros da ANPPAS e nos EPEAs. Os trabalhos identificados são analisados quanto às ênfases temáticas e as características dos autores. Os resultados indicam: i) predominância do sexo feminino em todos os níveis de titulação; ii) maioria de autores doutores/as nos eventos da ANPEd e da ANPPAS, enquanto no EPEA predominam mestres; iii) trabalhos majoritariamente procedentes de IES públicas nos três eventos pesquisados; iv) maior representatividade das regiões Sudeste e Sul nas reuniões da ANPEd e no EPEA, sendo que nos encontros da ANPPAS predominam as regiões Sudeste e Centro-Oeste; v) a EA no ensino formal destaca-se como preocupação temática em todos os eventos investigados. Discute-se, ainda, a relevância desses indicadores para a legitimação da EA como área de produção científica.

Palavras-chave : produção científica em EA; eventos científicos de EA; pesquisa em EA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons