SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Globalización y reforma educativa en América Latina: un análisis inter-textualAbordagenes en la formación de profesores: una reconstrucción aproximativa del campo conceptual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de  y  LINHALES, Meily Assbú. Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.389-408. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000200007.

O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.

Palabras clave : história da escola; história do currículo; história das disciplinas escolares; educação do corpo; educação dos sentidos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons