SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Globalización y reforma educativa en América Latina: un análisis inter-textualAbordagenes en la formación de profesores: una reconstrucción aproximativa del campo conceptual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de  y  LINHALES, Meily Assbú. Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp. 389-408. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000200007.

O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.

Palabras llave : história da escola; história do currículo; história das disciplinas escolares; educação do corpo; educação dos sentidos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués