SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Education and economic development in BrazilContribution to the analysis of market forces in school curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CORBUCCI, Paulo Roberto. Dimensões estratégicas e limites do papel da educação para o desenvolvimento brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp. 563-584. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300003.

O propósito maior deste estudo é o de discutir a relação entre educação e desenvolvimento no contexto atual da sociedade brasileira, tendo-se em conta a condição sistêmica de uma economia altamente globalizada. Parte-se da premissa segundo a qual o desenvolvimento não é factível a todos os países, ao menos nos padrões alcançados no chamado Primeiro Mundo, mas também se reconhece que o desenvolvimento de uma nação não se concretiza sem uma educação de qualidade para todos. Questiona-se o poder de transformação social que tem sido atribuído à educação, uma vez que ela própria é, em grande medida, derivada das condições socioeconômicas. Busca-se analisar em que grau o padrão educacional brasileiro estaria comprometendo o desenvolvimento do país e como este, em seu estágio atual, afeta a qualidade da educação. Trata-se, pois, de analisar potencialidades e limites da educação diante do desafio de tornar o Brasil uma nação economicamente dinâmica e socialmente justa.

Keywords : educação e desenvolvimento; relação centro-periferia; fatores socioeconômicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese