SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue49Secondary education and the new national curriculum directions: between old recurrence and new inquires author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CIAVATTA, Maria  and  RAMOS, Marise. A "era das diretrizes": a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres . Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp. 11-37. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000100002.

Este texto analisa, criticamente, a proposta de atualização das diretrizes curriculares nacionais da educação profissional técnica de nível médio relatada no Conselho Nacional de Educação pelo professor Francisco Cordão, enfocando os seguintes aspectos: a CHAVE como núcleo da proposta de diretrizes; concepções de currículo em disputa na educação profissional; o problema da relação teoria e prática; flexibilidade e fragmentação no currículo modular; interdisciplinaridade. Para isso, retoma inicialmente o sentido das diretrizes na legislação básica da educação no Brasil e a incorporação do tema currículo pela área Trabalho e Educação, à medida que essas se tornam instrumento de direção política e cultural da sociedade no contexto de crise do capital. Discute, ainda, em contraponto à proposta, princípios expostos no documento alternativo elaborado pela sociedade civil e conclui sobre a importância da disputa pela concepção de educação dos trabalhadores no Brasil como meio de construção da contra-hegemonia.

Keywords : Diretrizes Curriculares Nacionais; educação profissional; currículo por competências; formação integrada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese