SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue50Inequality of educational opportunities in Rio de Janeiro public school system: transition between segments of elementary schoolThe procedure of Sao Paulo State Court regarding the rights of children and adolescents to education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel  and  FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.50, pp. 329-351. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005.

O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico. Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsa escola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza".

Keywords : educação formal; situação de pobreza; gênero; classe socioeconômico; raça/cor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese