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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SANTOS, Vívian Matias dos. Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.585-610. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800004.

Este artigo propõe uma contribuição para a abordagem de gênero das ciências por meio de "fragmentos historiográficos" sobre a participação de mulheres nos campos educacional, literário e científico. Trata-se de um estudo relativo a sujeitos, tempo e espaço específicos: mulheres que, durante os séculos XVIII e XIX, inseriram-se em espaços pensados por e para "homens de ciências e de letras" no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. A maior contribuição desta discussão situa-se na tarefa de conhecer os discursos e práticas que envolveram as mulheres no campo científico antes da criação das primeiras universidades.

Palavras-chave : gênero; ciências; educação; literatura.

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