SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59A autoridade dos professores pela perspectiva do alunoComunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

OLFOS, Raimundo; GOLDRINE, Tatiana  e  ESTRELLA, Soledad. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores e sua relação com a compreensão dos alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.913-944. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000900006.

Foi realizado um estudo exploratório sobre a relação entre o conhecimento de professores e a compreensão de alunos de quarta série, com foco no ensino de frações. Examinamos o conhecimento do conteúdo (CK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de 53 professores. Quantificamos a experiência e a preparação matemática desses professores, bem como o nível socioeconômico e acadêmico das escolas onde o estudo foi realizado. Aplicamos um teste para 1.532 alunos, no início e no final do ano escolar, identificando os ganhos e conquistas de cada grupo nas salas de aula dos professores. O subcomponente construtivista orientado do CK dos professores mostrou uma associação significativa com a aprendizagem do aluno, embora seja menos significativa que a associação com a experiência de ensino do professor. Os fatores socioeconômicos estão fortemente associados com a realização do estudante, atestando as grandes diferenças que caracterizam o sistema educacional chileno.

Palavras-chave : educação; conceitos; instrução; aprendizagem; conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do ensino de conteúdos; compreensão das frações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons