SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadoresAvanços e retrocessos da educação em Angola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ESTEVES-FERREIRA, Alberto Abrantes; SANTOS, Douglas Elias  e  RIGOLON, Rafael Gustavo. Avaliação comparativa dos sintomas da síndrome de burnout em professores de escolas públicas e privadas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.987-1002. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000900009.

Atualmente, observa-se em parte dos docentes em exercício um sentimento de desmotivação em relação à sua profissão. Frequente entre os educadores, a síndrome de burnout caracteriza-se pela perda do sentimento de realização no trabalho, com produtividade diminuída. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a presença dos sintomas dessa síndrome entre profissionais do ensino público e privado no município de Viçosa/MG, de modo que se identificasse qual grupo estaria mais predisposto a desenvolvê-la. Os dados obtidos não permitem quantificar se os docentes apresentam a síndrome de burnout, mas é possível inferir que docentes de instituições públicas apresentam características que os tornam mais propensos a manifestar tal síndrome, quando comparados aos profissionais que atuam no ensino privado.

Palavras-chave : síndrome de burnout; ensino básico; satisfação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons