SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GRASSI, MARLISE HEEMANN; MARCHI, MIRIAM INES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ  e  MARTINS, SILVANA NEUMANN. Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.681-698. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216635.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.

Palavras-chave : mestrado profissional; docência; aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )