SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construçãoA educação superior brasileira: dilemas, desafios e comparações com os países da OCDE e do BRICS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NACARATO, ADAIR MENDES. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.699-716. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216636.

Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.

Palavras-chave : formação docente; políticas públicas; parceria universidade-escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )