SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número67Cruzando fronteiras regionais: repensando a história comparada da educação em âmbito nacionalNos "rigores" da lei: a escolarização da infância na legislação da instrução pública da província do Paraná (1857-1883) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BENTES, JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA  e  HAYASHI, MARIA CRISTINA PIUMBATO INNOCENTINI. Normalidade, diversidade e alteridade na história do Instituto Nacional de Surdos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.851-874. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216744.

A análise das mudanças diacrônicas ocorridas na Educação Especial, mais especificamente no Instituto Nacional de Surdos (INES), instalado no estado do Rio de Janeiro desde a sua fundação, em 1857, até o início do século XXI, é o foco principal deste artigo. Os conceitos de normalidade, diversidade e alteridade são problematizados no texto e guiados pela busca de respostas que permitam compreender as atitudes dispensadas ao indivíduo considerado diferente e que interferem na educação dos surdos na atualidade. A perspectiva teórica deste texto está alinhada aos estudos socioculturais da deficiência que questionam as perspectivas discursivas de normalidade e de anormalidade dos corpos que fundamentam grande parte do que se diz, do que se faz e do que se quer com a educação de pessoas deficientes, particularmente de pessoas surdas. Os resultados indicam que discursos sobre a diversidade ainda predominam, mas afirmações e ações que levam à alteridade também já podem ser constatadas.

Palavras-chave : normalidade; diversidade; alteridade; Instituto Nacional de Surdos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )