RESUMO
Esta pesquisa discute os impactos da modernidade e suas diferentes dimensões culturais para o ensino da história tomando como base a leitura da realidade encontrada nos diferentes contextos da escola de educação básica da contemporaneidade brasileira. Discutimos como as redefinições dos modelos que orientam o ensino da história - antes pautados em memorizações, linearidades e heroicizações - hoje apresentam novos problemas, como a crise da memória, das identidades e da desvalorização (ou esquecimentos) dos lugares de memória (Nora, 1993Nora, P. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.) produzidos historicamente pelos diferentes grupos sociais, que passam a não mais reconhecer esses espaços como representantes de seu passado. A pesquisa insere-se no campo das discussões sobre os impactos sociais da modernidade líquida (Bauman, 2003______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.) e procura desvendar como as transformações ocorridas na sociedade atual produziram novas formas de (re)pensar o passado.
PALAVRAS-CHAVE
modernidade; ensino de história; lugares de memória