Figura 1
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 15).
Figura 2
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 23).
Figura 3
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 17).
Figura 4
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 21).
Figura 5
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 18).
Figura 6
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 20).
Figura 7
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 23).
Figura 8
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 24).
Figura 9
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 21).
Figura 10
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 24).
Figura 11
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 19).
Figura 12
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 22).
Figura 13
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 19).
Figura 14
Teste inicial do Provinha Brasil (Brasil, 2010aBrasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 1, 1º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010a., questão 22).
Figura 15
Teste final do Provinha Brasil (Brasil, 2010b______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Provinha Brasil - avaliando a alfabetização. Caderno do aluno, Teste 2, 2º semestre 2010. Brasília, DF: MEC/INEP, 2010b., questão 20).
Quadro 1
Quantidade de acertos na avaliação inicial e final da Provinha Brasil, por questão
Quadro 2
Percentual de estudantes com mais de vinte acertos na Provinha Brasil
Quadro 3
Frequência de tipos de atividades realizados em sala de aula, por professora
Professora 1
Às 13h55, a professora lê um poema [...]. Após o término da leitura, às 14h05, entrega uma atividade focada nos conceitos de masculino e feminino. Depois faz a correção no quadro.
MASCULINO
FEMININO
O MENINO O GATO O SAPO
A MENINA A GATA A SAPA
Ao final da exposição, a docente pergunta se “pinto” (palavra do texto) é masculino ou feminino. As crianças respondem feminino. Ela explica novamente que masculino é de menino e feminino é de menina. Então as crianças corrigem, dizendo que pinto é masculino, porque é menino. Depois todos riram e se divertiram com o fato de chamarem o pinto primeiramente de menina. Às 14h25, a professora vai perguntando os gêneros das demais palavras do texto. (Limão é masculino ou feminino? E sol? E verão?). Após essa conversa, a professora explica a segunda questão da atividade. Diz que todos terão que achar as palavras no feminino .