1 Diferença entre bairros atendidos pela escola |
Todos os bairros atendidos pela escola são vistos como em boas condições. |
Bairro da escola em boas condições, diferentemente dos demais do entorno. |
Bairro da escola em boas condições, diferentemente dos demais do entorno. |
Bairro da escola em boas condições, diferentemente dos demais do entorno. |
2 Valorização da escola |
Semelhante ao esperado pela escola. |
Semelhante ao esperado pela escola |
Diferente do esperado pela escola. |
Diferente do esperado pela escola. |
3 Abertura da escola ao entorno |
Escola aberta tanto em momentos de festas quanto no cotidiano. |
Escola aberta no cotidiano, mas resistente a festas. |
Escola com entrada cotidiana dificultada, mas com festas abertas e aberta aos finais de semana para oficinas. |
Escola com entrada cotidiana dificultada, mas com festas abertas. |
4 Participação da família |
Participação ativa no Conselho de Escola, na Comissão Própria de Avaliação e em diferentes comissões. |
Participação ativa na Comissão Própria de Avaliação. |
Sem participação ativa nas instâncias da escola. |
Sem participação ativa nas instâncias da escola. |
5 Expectativa positiva em relação ao futuro dos alunos |
Mais positiva em todos os seguimentos. |
Mais positiva em todos os seguimentos. |
Mais positiva entre pais/responsáveis e alunos. |
Não é positiva em nenhum segmento. |
6 Auxílio nas tarefas para casa |
Pais/responsáveis auxiliam os filhos nas tarefas. |
Pais/responsáveis auxiliam os filhos nas tarefas. |
Pais declaram que às vezes não sabem o conteúdo para auxiliar os filhos, mas procuram fazer. |
Pais declaram que às vezes não sabem o conteúdo para auxiliar os filhos, mas procuram fazer. |
7 Bairro como fonte de influência |
Bairro visto de forma positiva. |
Bairro da escola visto de forma positiva em detrimento do entorno. |
Embora visto de forma mais positiva que os bairros do entorno, os sujeitos não o percebem como fonte de oportunidades positivas para o desenvolvimento dos alunos. |
Bairro visto de forma negativa. |
8 Bens materiais, culturais e oportunidades positivas ao desenvolvimento escolar |
Citada a existência de bens materiais, culturais e oportunidades positivas. |
Citada a existência de bens materiais, culturais e oportunidades positivas. |
Os bens materiais, culturais e oportunidades não são citados com frequência. |
Os bens materiais, culturais e oportunidades não são citados com frequência. |
9 Escolha da escola pelas famílias |
As famílias de outros bairros escolhem a escola. |
As famílias de outros bairros escolhem a escola. |
As famílias de outros bairros escolhem a escola. |
Ausência de escolha. |
10 Rede de apoio |
Relação mais fácil com a rede de apoio (demandas atendidas). |
Relação mais fácil com a rede de apoio (demandas atendidas). |
Relação mais direta com a área da saúde, mas nem todas as demandas atendidas. |
Relação mais difícil com a rede de apoio. |
11 Auxílio externo especializado |
Menção a aulas particulares, profissionais como psicólogo e fonoaudiólogo. |
Menção a aulas particulares, profissionais como psicólogo e fonoaudiólogo. |
Menção a atividades em organizações não governamentais (ONGs) e poucos pais e a atividades como natação e acompanhamento especializado da área da saúde. |
Menção somente a atividades em ONGs. |
12 "Tutoria" à família por parte da escola |
A escola promove "tutoria" à família em como auxiliá-la. |
A escola promove "tutoria" à família em como auxiliá-la. |
A escola promove "tutoria" à família em como auxiliá-la. |
A escola promove "tutoria" à família em como auxiliá-la |