SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue70UNDERGRADUATE COURSE CLASSES AT A FEDERAL PUBLIC UNIVERSITY: PLANNING, DIDACTIC STRATEGIES AND STUDENT ENGAGEMENTTowards a more symmetrical approach to the zone of proximal development in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MONTANO, MARIA JOSÉ NAVARRO; MARTINEZ, ANTONIA LÓPEZ  and  TORRE, MARIA ELENA HERNÁNDEZ DE LA. TRABALHO COLABORATIVO EM REDE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.651-667. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227033.

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre uma estratégia de aprendizagem colaborativa entre profissionais da educação em uma área de trabalho específica, o autismo, para apoiar o intercâmbio de experiências através das redes. A amostra é composta por uma equipe de 11 professoras de aulas específicas para autistas, cujo trabalho é baseado na concepção e contraste de estratégias de intervenção educativa para estes alunos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em grupo, questionários e análise do Plano de Trabalho. Os resultados indicam que o trabalho planejado e consensual, com um caminho comum de participação continuada, fornece uma garantia de qualidade em direção à melhoria da educação. Assim, o grupo de trabalho oferece segurança profissional aos seus participantes, favorece a realização de objetivos comuns e evita o isolamento profissional de professores em aulas específicas, uma vez que a comunicação em rede é a base do seu trabalho.

Keywords : aprendizagem colaborativa; redes de ensino; redes profissionais; comunicação em rede; educação de qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf epdf )