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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VARGAS, FELIPE JIMÉNEZ  e  SANHUEZA, CARMEN MONTECINOS. DIVERSIDADE, MODELOS DE GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: DESAFIOS DE FORMAÇÃO COM BASE EM UMA PERSPECTIVA DE JUSTIÇA SOCIAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230005.  Epub 11-Dez-2017. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230005.

O estudo examina como oito professores novatos lidam com a diversidade em sala de aula, e a relação entre eles e sua formação inicial. A produção de dados incluiu 12 entrevistas e 20 observações partícipes nas aulas desses docentes. Os resultados evidenciam duas abordagens na gestão da diversidade: uma centrada nas necessidades educacionais especiais dos alunos, e outra orientada para o fortalecimento de relações humanas na escola. Por sua vez, torna-se evidente uma formação pedagógica insuficiente, que desenvolva as competências para trabalhar em cenários educacionais diversos. A discussão mostra que esses enfoques correspondem a modalidades reducionistas de gestão em virtude da falta de conexão com uma perspectiva de justiça social. Finalmente, são apresentadas recomendações para orientar a formação inicial do professor rumo a uma perspectiva inclusiva e socialmente justa dos processos educacionais.

Palavras-chave : desigualdades educacionais; atenção à diversidade; justiça social; formação inicial docente; professores novatos.

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