SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A ESCOLHA DA ESCOLA COMO FENÔMENO SOCIOLÓGICO. UMA REVISÃO DE LITERATURALeituras de professoras: a circulação de ideias acerca de arte e educação no Paraná na década de 1960 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BATISTA, NEUSA CHAVES. A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal: tensões e tendências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230008.  Epub 01-Fev-2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230008.

O artigo analisa a implementação da política nacional Plano de Ações Articuladas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma política pública, iniciada em 2007, com a finalidade de articular ações educacionais entre a União e os municípios com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas municipalidades. No ordenamento legal, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas; já a gestão democrática da educação é princípio para a autonomia dos sistemas municipais de ensino. Na análise identificam-se as tensões na relação entre União e municípios com base no exame das situações e tendências dos indicadores da área gestão democrática e desenvolvimento dos sistemas de ensino. O estudo aponta que as ações e subações planejadas para essa área entre municípios (secretarias municipais de educação) e União (Ministério da Educação) ainda são frágeis no que tange ao seu cumprimento por ambas às partes comprometidas.

Palavras-chave : gestão democrática; política PAR; educação municipal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )