SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EDUCAÇÃO MORAL NA AMÉRICA DO SUL: UM SISTEMA PEDAGÓGICO DE TRANSVERSALIDADEInventário de procedimentos didáticos de tradução: teoria, prática e método de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ESPEJO, JUAN CORNEJO. DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA NO SISTEMA ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, GESTÃO E COMBATE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230031.  Epub 11-Jun-2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230031.

A discriminação por orientação sexual tornou-se um dos problemas mais preocupantes dos sistemas escolares contemporâneos, seja pelos danos psicológicos que provoca nas vítimas, seja pelas consequências sociais que distorce as relações interpessoais e transforma a escola em um espaço inseguro e pouco gratificante para a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Com base nos registros de denúncias de discriminação por orientação sexual do Ministério da Educação, artigos de imprensa e testemunhas de vítimas de violência homofóbica em contextos escolares chilenos, o artigo propõe dez estratégias para a prevenção, gestão e combate da homofobia escolar. Estratégias que visam promover e incentivar nas comunidades educativas a reflexão e o diálogo sobre a questão, a fim de desenvolver programas específicos de prevenção, para atender às suas necessidades, interesses e culturas locais.

Palavras-chave : estratégias; prevenção; homofobia; sistema escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )