EdoC e políticas públicas no Brasil: a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação
|
Clarice Santos |
UnB |
M |
2009 |
Educação |
O curso de LEdoC: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
|
Sônia Roseno |
UFMG |
M |
2010 |
Educação |
Apropriação da escrita no contexto da formação de professores de ciências na EdoC
|
Jucelia Pio |
UFMG |
M |
2011 |
Educação |
O potencial da LEdoC da UnB para a produção de ações contra-hegemônicas: um estudo de caso no assentamento Itaúna em Planaltina de GO
|
Domingos Trindade |
UnB |
M |
2011 |
Educação |
Realidade da EdoC e os desafios para a formação de professores da educação básica na perspectiva dos movimentos sociais
|
Marize Carvalho |
UFBA |
D |
2011 |
Educação |
Relativismo e escolanovismo na formação do educador: uma análise histórico-crítica da LEdoC
|
Cláudio Santos |
UFBA |
D |
2011 |
Educação |
Parâmetros teórico-metodológicos da formação de professores: as lições derivadas da experiência da LEdoC na UFBA
|
Myna Silveira |
UFBA |
M |
2012 |
Educação |
Escrita acadêmica em contexto de formação de professores do campo
|
Ana Paula Rodrigues |
UFMG |
M |
2012 |
Educação |
Memória na prática discente: um estudo em sala de aula do curso LEdoC da UFMG
|
Michelle Correa |
UFMG |
M |
2012 |
Educação, Conhecimento e Inclusão Social |
A concepção de alternância na LEdoC na UnB
|
Silvanete Santos |
UnB |
M |
2012 |
Educação |
A organização do trabalho pedagógico na LEdoC/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar
|
Anna Barbosa |
UnB |
D |
2012 |
Educação |
Novos olhares, novos significados: a formação de educadores do campo
|
Maria Osanette Medeiros |
UnB |
D |
2012 |
Educação |
A formação de valores cooperativos e as transformações nas práticas educativas: um estudo de caso de educandos da LEdoC da UnB, no assentamento Itaúna/GO
|
Vicente Silva |
UnB |
D |
2012 |
Educação |
EdoC uma política em construção: desafios para Sergipe e para o Brasil
|
Marilene Santos |
UFS |
M |
2013 |
Educação |
A apropriação do discurso científico sobre evolução biológica por futuros professores de ciências em formação no curso de LEdoC da UFMG
|
Tânia Pinto |
UFMG |
M |
2013 |
Educação |
Representações sociais sobre a EdoC construídas por educandos do curso de LEdoC
|
Luciane Diniz |
UFMG |
M |
2013 |
Educação |
Representações sociais de educandas e educandos do curso de LEdoC sobre a leitura de textos acadêmicos
|
Lucimar Aquino |
UFMG |
M |
2013 |
Educação |
As perguntas do professor de Física e a dialética da produção de sentidos na formação de educadores do campo
|
Marcos Calazans |
UFMG |
M |
2013 |
Educação, Conhecimento e Inclusão Social |
A prática educativa e as contribuições do processo formativo da organicidade da LEdoC da UnB: um estudo de caso no território Kalunga/GO
|
Elisângela Pereira |
UnB |
M |
2013 |
Educação |
A formação política do educador do campo: estudo do curso de LEdoC da UnB
|
Júlio Silva |
UnB |
M |
2013 |
Educação |
Concepções e práticas dos sujeitos envolvidos no curso de LEdoC no polo de Castanhal/PA
|
Maria Silva |
UFPA |
M |
2013 |
Serviço Social |
O acesso à educação superior pelas populações do campo, na universidade pública: um estudo do Pronera, Procampo e Parfor, na UFPA
|
Márcia Brito |
UFPA |
M |
2013 |
Educação |
O que é ser educador do campo: os sentidos construídos pelos estudantes do Curso de LEdoC da FaE/UFMG
|
Aline Ângelo |
UFSJ |
M |
2013 |
Educação |
A pesquisa didática na experiência LEdoC da UFBA: contribuição à formação científica de professores
|
Cláudio Santos Júnior |
UFBA |
M |
2013 |
Educação |
Uma análise dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de LEdoC no estado do Paraná
|
Gelson Costa |
Unioeste |
M |
2013 |
Educação |
Conceitos de ciências para EdoC a partir do tema agriculturas
|
Maria José Silva |
UnB |
M |
2014 |
Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) |
Vídeo como ferramenta no processo formativo de licenciandos em EdoC
|
Eloísa Melo |
UnB |
M |
2014 |
-
Ensino de Ciências
-
(Mestrado Profissional)
|
Formação de educadores e a construção da escola do campo: um estudo sobre a prática educativa no Colégio Estadual Vale da Esperança - Formosa/GO
|
Catarina Machado |
UnB |
M |
2014 |
Educação |
Educação inclusiva na formação de educadores: uma experiência na LEdoC da UnB
|
Juliana Lopes |
UnB |
M |
2014 |
Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Práticas de letramentos: cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na LEdoC UnB
|
Juliana Batista |
UnB |
M |
2014 |
Educação |
As contribuições da LEdoC na transformação das relações de gênero: um estudo de caso com as educandas do assentamento Virgilândia de Formosa/GO
|
Maria de Lourdes Pereira |
UnB |
M |
2014 |
Educação |
Comunicação e tecnologias da informação na formação de educadores para ampliação das perspectivas críticas dos sujeitos na LEdoC da UnB
|
Márcio Ferreira |
UnB |
D |
2014 |
Educação |
Representações sociais da EdoC: formação e identidade docente
|
Alessandra Dias |
Universidade de Taubaté |
M |
2014 |
Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais |
A educação ambiental no curso LEdoC: uma análise à luz da educação ambiental ecomunitarista e do ecomunitarismo (o caso da Turma 1 - UAB/UFPel Pelotas RS)
|
Raquel Ávila |
Furg |
M |
2014 |
Educação Ambiental |
Os desafios da LEdoC no IFPA - campus de Abaetetuba/PA
|
Elane Bentes |
UFPA |
M |
2014 |
Serviço Social |
Formação superior em agroecologia e EdoC: práticas sociais que transbordam áreas de conhecimento
|
Thiago Gomes |
UFV |
M |
2014 |
Agroecologia |
As TICs na EdoC: uma análise da situação do estado do Rio de Janeiro
|
Katja Augusto |
Unesp |
D |
2014 |
Ciências da Comunicação: Comunicação em Novos Ambientes Tecnológicos |
Entendimentos a respeito da matemática na EdoC: questões sobre currículo
|
Linlya Barbosa |
Unesp |
D |
2014 |
Educação Matemática: Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
Práticas artísticas dos estudantes do curso de LEdoC: um estudo na perspectiva das representações sociais
|
Cristiene Carvalho |
UFMG |
M |
2015 |
Educação, Conhecimento e Inclusão Social |
LEdoC: um processo em construção
|
Érika Sagae |
UFSC |
M |
2015 |
Educação |
LEdoC: relações entre UFRRJ e os movimentos sociais
|
Larissa Cabral |
UFRRJ |
M |
2015 |
Educação |
O tutor no curso de LEdoC UAB/UFPel
|
Liana Porto |
UFPel |
M |
2015 |
Educação |
Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de LEdoC do sertão pernambucano: uma leitura através dos estudos pós-coloniais latino-americanos
|
Jéssica Silva |
UFPE |
M |
2015 |
Educação |
Formação inicial e identidade docente de licenciandos em EdoC: um estudo no Vale do Paraíba
|
Walquíria Audi |
UNITAU |
M |
2015 |
Desenvolvimento Humano |
Concepção e prática da organização escolar desenvolvido no curso de LEdoC da UFS (2008/2012)
|
Leandro Santos |
UFS |
M |
2015 |
Educação |
Docência, escola do campo e formação: qual o lugar do trabalho coletivo?
|
Maria Ferreira |
UnB |
D |
2015 |
Educação |
Formação de educadores do campo e tecnologias digitais: relações e desafios na LEdoC da UnB
|
Wanessa Castro |
UnB |
D |
2015 |
Educação |
Por uma pedagogia com foco no sujeito: um estudo na LEdoC
|
Ana Orofino |
UnB |
D |
2015 |
Educação |
Sociolinguística e seu lugar nos letramentos acadêmicos de professores do campo
|
Ana Moura |
UnB |
D |
2015 |
Linguística |
Questão agrária, EdoC e formação de professores: territórios em disputa
|
Janeide Santos |
UFBA |
D |
2015 |
Educação |
Da semente à flor: emergências emancipatórias na LEdoC da UFV
|
Manuelli Kölin |
UFV |
M |
2016 |
Educação |
Trajetórias escolares dos licenciandos em EdoC da UFV
|
Natália Lopes |
UFV |
M |
2016 |
Educação |
LEdoC: propostas em disputa na perspectiva de estudantes do curso de Matemática da UFMG
|
Josinalva Sá |
UFMG |
M |
2016 |
Educação, Conhecimento e Inclusão social |
Letramento digital e a prática de alunos do Lecampo em sala de aula: estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na EdoC
|
Anderson Santos |
UFMG |
M |
2016 |
Mestrado Profissional em Educação e Docência |
Representações sociais de educandos do curso de LEdoC sobre a violência
|
Luiz Ribeiro |
UFMG |
D |
2016 |
Educação, Conhecimento e Inclusão social |
Discursos que revelam o letramento acadêmico na (re)constituição identitária dos educandos da LEdoC
|
Ana Araújo |
UnB |
M |
2016 |
Linguística |
Matrizes formativas e organização pedagógica: contradições na transição da escola rural para escola do campo
|
Pedro Xavier |
UnB |
M |
2016 |
Educação |
Memórias de estudantes kalunga que ingressaram no ensino superior: LEdoC/UnB
|
Raquel Koyanagi |
UnB |
D |
2016 |
Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional |
Representações sociais de egressos do curso de LEdoC da UFPA: formação e atuação no contexto social do campo
|
Atenor Trindade |
UFPA |
M |
2016 |
Educação |
A formação de professores para a educação do campo: estudo epistemológico sobre a produção de conhecimento na área
|
Charlene Santos |
Uesb |
M |
2016 |
Educação |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade: um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
|
Verônica Mittmann |
UFRGS |
M |
2017 |
Ciências Básicas da Saúde |
Reflexões sobre a formação docente na área de conhecimento ciências da natureza: a LEdoC - UFSC
|
Leila Paiter |
UFSC |
M |
2017 |
Educação Científica e Tecnológica |
Trabalho coletivo, interdisciplinaridade e auto-organização dos educandos: contribuições da LEdoC para práticas educativas contra hegemônicas na experiência do ProJovem Campo Saberes da Terra do DF
|
Elizana Santos |
UnB |
M |
2017 |
Educação |
Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de LEdoC UnB
|
Márcia Brito |
UnB |
D |
2017 |
Educação |
LEdoC e movimentos sociais: análise do curso da UFMG
|
Amarildo Horácio |
UFV |
M |
2017 |
Educação |
LEdoC do IF de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: estudos sobre sua organização curricular
|
Adalcilena Duarte |
PUC-SP |
M |
2017 |
Educação |
Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da LEdoC - Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA
|
Márcia Silva |
UFC |
D |
2017 |
Educação Brasileira |
Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo
|
Cristiene Carvalho |
UFMG |
D |
2017 |
Educação |
Política de formação de educadores do campo e a construção da contra-hegemonia via epistemologia da práxis: análise da experiência da LEdoC-UFPA-Cametá
|
Hellen Silva |
UFPA |
D |
2017 |
Educação |
LEdoC: ressignificando a relação entre a pós-graduação e a graduação na práxis da docência
|
Sérgio Teixeira |
UnB |
M |
2018 |
Educação |
Sociolinguística: da oralidade à escrita na formação de docentes do campo da área de linguagem
|
Ana Carolina Melo |
UnB |
M |
2018 |
Linguística |
A LEdoC no estado de Roraima: contribuições para a escola do campo
|
Silvanete Santos |
UnB |
D |
2018 |
Educação |
O uso de sequências didáticas na formação inicial de professores da EdoC em questões ambientais na perspectiva da totalidade
|
Alessandra Stauffer |
Ufes |
M |
2018 |
Ensino na Educação Básica |
A produção da LEdoC no Brasil: as múltiplas determinações na disputa por projetos societários
|
Valdirene Moraes |
Universidade Tuiuti do Paraná |
D |
2018 |
Educação |
Formação de professores: realidade, contradições e possibilidade do curso de LEdoC/UFFS - Campus Laranjeiras do Sul (2012-2017)
|
Edson Anhaia |
UFSC |
D |
2018 |
Educação |
Política de formação de professores: análise da institucionalização do curso de EdoC da UFT - Campus de Arraias
|
Suze Sales |
UFSCar |
D |
2018 |
Educação |