RESUMO
O estudo tem como objetivo compreender a dinâmica estabelecida entre o Sistema de Seleção Unificada e a evasão, mediante as estratégias de escolha do curso, da natureza das motivações e das expectativas em relação ao ensino superior, com estudantes dos bacharelados interdisciplinares de ciência e tecnologia, saúde, humanidades e artes da Universidade Federal da Bahia, ingressantes em 2016. Adotou-se o delineamento de estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando questionário on-line desenvolvido unicamente para esse fim, sendo discutidos os resultados provenientes da análise qualitativa. Destaca-se que os estudantes recorrem a diversas estratégias de escolha pelo Sistema de Seleção Unificada, mas utilizam o bacharelado interdisciplinar, majoritariamente, como porta de entrada para os cursos profissionalizantes. Foram encontrados três aspectos motivadores para ingresso na universidade: o suporte social percebido, a motivação pessoal e o mercado de trabalho. Quanto às expectativas, os estudantes esperam usufruir mais da Universidade Federal da Bahia e de seus benefícios do que do curso em si.
PALAVRAS-CHAVE:
evasão; ensino superior; Sistema de Seleção Unificada; bacharelado interdisciplinar; escolha profissional