SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Child labor and academic research: reflections about a walk in the ninetiesChild work and subjectivity: a necessary approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

CAMPOS, Herculano Ricardo  and  ALVERGA, Alex Reinecke de. Trabalho infantil e ideologia: contribuição ao estudo da crença indiscriminada na dignidade do trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2001, vol.6, n.2, pp. 227-233. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000200010.

No Brasil, a maioria das ações de combate ao trabalho infantil busca assegurar às famílias das vítimas apoio financeiro para compensar a renda até então auferida por elas. Contudo, pesquisas constatam que, aliada à permanência de grande número de crianças no trabalho, observa-se a crença das famílias, das próprias crianças, dos empregadores e até mesmo de muitos agentes encarregados do combate a esse tipo de trabalho, de que ele só trará benefícios para as crianças. Neste sentido, avalia-se, as ações de combate encontram-se comprometidas em face de aspectos subjetivos afirmativos do trabalho, de modo que seu sucesso parece condicionado ao desvelamento desses aspectos. O presente estudo oferece dados que permitem uma maior compreensão do processo social e histórico por meio do qual a ideologia do trabalho como educador, dignificante, se estabeleceu nas mentalidades do povo brasileiro e orientou as políticas públicas voltadas para a criança.

Keywords : Trabalho; Trabalho infantil; Ideologia; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese