Acessibilidade / Reportar erro

Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento

Social interaction and responsiveness in home and day-care centres environments: culture and development

Visando descrever e comparar os níveis de interação em ambientes doméstico e de creche, incluindo diferentes indicadores de interação, o estudo observou 148 crianças em situação de brinquedo livre, 58 em creches e 90 em ambiente doméstico, de nível sócio econômico baixo e médio. As observações foram filmadas e segmentadas em 30 intervalos de 10 segundos, registrando-se as interações com adultos e outras crianças. Os resultados encontrados sugerem que casa e creche são diferentes quanto às oportunidades de interação, a casa favorecendo mais interações corporais, uma diferença não encontrada nas interações verbais. O conceito de interação, em sua relação com um quadro teórico de referência, emerge como crucial nesse estudo. Os resultados encontrados sugerem que os estudos na área problematizem os critérios de interação adotados, no sentido de buscar uma descrição mais abrangente do ambiente de desenvolvimento, em que o papel da cultura seja equacionado.

Interação social; Responsividade; Ambiente de desenvolvimento


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br