SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Separação: o doloroso processo de dissolução da conjugalidadeStatus socioeconômico na pesquisa psicológica brasileira: II. status socioeconômico e conhecimento parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294X

Resumo

RIBAS JR., Rodolfo de Castro et al. Status socioeconômico na pesquisa psicológica brasileira: I. validade, mensuração e aplicação. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2003, vol.8, n.3, pp. 375-383. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2003000300004.

Esta revisão teve os seguintes objetivos: descrever e discutir concepções teóricas acerca do constructo status socioeconômico (SSE) e argumentar no sentido de seu papel vital na pesquisa psicológica; apresentar e analisar procedimentos empregados para medir SSE e tendências em sua utilização; rever e discutir a utilização de medidas de SSE na literatura psicológica brasileira. A posição relativa de indivíduos, famílias e grupos em uma determinada hierarquia (freqüentemente convertida em um escore produzido por uma escala) é o que tem sido freqüentemente chamado de status socioeconômico. Os principais indicadores de SSE são discutidos em relação a suas vantagens e desvantagens. Uma avaliação sistemática de artigos da base de dados PsycARTICLES foi conduzida e revelou que a percentagem de artigos publicados anualmente que empregou o status socioeconômico aumentou sistemática e substancialmente de 1988 a 2000. No entanto, SSE é consistentemente mais aplicado em certas áreas de pesquisa do que em outras (e.g., psicologia do desenvolvimento, clínica e social). Uma análise de conteúdo do uso do SSE em artigos publicados de 1981 até 2001 em três periódicos de psicologia brasileiros qualificados foi realizada. O principal resultado dessa análise é de que medidas confiáveis de SSE não são comumente utilizadas na literatura psicológica brasileira. Os resultados das revisões e análises são discutidos em termos de implicações para o aprimoramento da literatura psicológica com relação a essa variável (SSE), especialmente no Brasil.

Palavras-chave : status socioeconômico; pesquisas brasileiras; medida; validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês