SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Ideas and conceptions permeating professional training among UFRN health courses students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

On-line version ISSN 1678-4669

Abstract

SANTA-CLARA, Angela Maria Oliveira; FERRO, Tícia Cassiany  and  FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 335-341. ISSN 1678-4669.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200015.

No presente artigo, discute-se o papel da linguagem do pesquisador dentro da perspectiva sócio-interacionista, contestando-se o pressuposto de neutralidade tradicionalmente a ela atribuído. Visa-se verificar a interferência das intervenções verbais de uma pesquisadora sobre a construção da compreensão textual de uma criança de dez anos de idade, que freqüentava a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada do Recife. A atividade de compreensão textual era composta de uma narrativa acompanhada de sete perguntas. A criança lia a narrativa e respondia oralmente às perguntas realizadas pela pesquisadora. A partir de uma análise qualitativa de uma seqüência de diálogo, verificou-se que os movimentos discursivos permitiram, por um lado, a fuga do roteiro previamente estabelecido pela pesquisadora e, por outro, e mais importante, a mudança qualitativa na representação textual inicialmente construída pela criança.

Keywords : linguagem; interação verbal; compreensão textual; construção de conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License