SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Ideas and conceptions permeating professional training among UFRN health courses students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

SANTA-CLARA, Angela Maria Oliveira; FERRO, Tícia Cassiany  and  FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 335-341. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200015.

No presente artigo, discute-se o papel da linguagem do pesquisador dentro da perspectiva sócio-interacionista, contestando-se o pressuposto de neutralidade tradicionalmente a ela atribuído. Visa-se verificar a interferência das intervenções verbais de uma pesquisadora sobre a construção da compreensão textual de uma criança de dez anos de idade, que freqüentava a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada do Recife. A atividade de compreensão textual era composta de uma narrativa acompanhada de sete perguntas. A criança lia a narrativa e respondia oralmente às perguntas realizadas pela pesquisadora. A partir de uma análise qualitativa de uma seqüência de diálogo, verificou-se que os movimentos discursivos permitiram, por um lado, a fuga do roteiro previamente estabelecido pela pesquisadora e, por outro, e mais importante, a mudança qualitativa na representação textual inicialmente construída pela criança.

Keywords : linguagem; interação verbal; compreensão textual; construção de conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese