SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Kohlberg's theory about moral judgment development and the instruments used for evaluation of moral judgment and moral competence in BrazilAssociation between externalizing behavior and underachievement: a review of prospective and longitudinal studies índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294X

Resumen

MARTINS, Leonardo Fernandes et al. Moralização sobre o uso de álcool entre estudante de curso de saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 33-41. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000100005.

O uso de álcool é uma das principais condições que apresentam conotação moralizante no mundo. O objetivo deste estudo foi investigar os estereótipos e a atribuição moral de graduandos de cursos da área da saúde acerca da dependência de álcool. Participaram do estudo 138 estudantes matriculados nos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social. Os instrumentos utilizados foram: questionário sobre características do estudante, questionário sobre estereótipos e moralização do uso de álcool. Verificou-se que para uso de álcool o modelo de percepção que os estudantes possuíam era o moral e que uma de suas maiores dificuldades era lidar com alcoolistas.

Palabras llave : alcoolismo; estereotipagem; graduação em saúde; atitudes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués