SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Kohlberg's theory about moral judgment development and the instruments used for evaluation of moral judgment and moral competence in BrazilAssociation between externalizing behavior and underachievement: a review of prospective and longitudinal studies índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294X

Resumen

MARTINS, Leonardo Fernandes et al. Moralização sobre o uso de álcool entre estudante de curso de saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 33-41. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000100005.

O uso de álcool é uma das principais condições que apresentam conotação moralizante no mundo. O objetivo deste estudo foi investigar os estereótipos e a atribuição moral de graduandos de cursos da área da saúde acerca da dependência de álcool. Participaram do estudo 138 estudantes matriculados nos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social. Os instrumentos utilizados foram: questionário sobre características do estudante, questionário sobre estereótipos e moralização do uso de álcool. Verificou-se que para uso de álcool o modelo de percepção que os estudantes possuíam era o moral e que uma de suas maiores dificuldades era lidar com alcoolistas.

Palabras clave : alcoolismo; estereotipagem; graduação em saúde; atitudes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués