SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2The effect of CO60 on the physical and physicochemical properties of riceAmino acid reduction in broiler diets supplemented with phytase and elaborated according to different nutritional plans índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


Ciência e Agrotecnologia

versión impresa ISSN 1413-7054

Resumen

LEITE, Daniel Mariano et al. Uso de imagens digitais para avaliação da compactação do solo na cultura do feijão. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 217-223. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000200011.

A produtividade do feijoeiro no Brasil é considera baixa entorno de 820 kg ha-1, podendo atingir valores acima de 3.000 kg ha-1, vários fatores ambientais podem limitar o bom desempenho da cultura, principalmente os relacionados ao solo. Sendo assim objetivou-se com a realização deste trabalho avaliar a compactação do solo na cultura do feijoeiro em diferentes sistemas de manejo do solo, por meio de imagens digitais. Este trabalho foi realizado na Universidade Federal de Viçosa, utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso com seis repetições, sendo quatros tratamentos avaliados (plantio direto, preparo convencional, cultivo mínimo utilizando grade niveladora-destorroadora e cultivo mínimo utilizando escarificador). Foram avaliados a resposta espectral utilizando índices de vegetação (NDVI, RS, GNDVI, VARI, WDRVI e SAVI), calculados a partir dos valores dos números digitais das imagens e dos valores estimados da reflectância. Para aquisição das imagens foi utilizado uma plataforma contendo duas câmeras digitais, uma sensível na região do visível (RGB) e a outra sensível na região do infravermelho próximo, esta plataforma foi acoplada a um balão inflado com gás hélio. Os índices de vegetação obtidos a partir dos valores dos números digitais das imagens só foram capazes de diferirem os tratamentos aos 70 dias após o plantio. Os índices obtidos pelos valores estimados da reflectância diferiram os tratamentos aos 34 e 70 dias após o plantio.

Palabras llave : Sensoriamento remoto; manejo do solo; balão não tripulável.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés