SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Quantification of leaf greenness and leaf spectral profile in plant diagnosis using an optical scannerBioactive compounds and total antioxidant capacity of cashew apples (Anacardium occidentale L.) during the ripening of early dwarf cashew clones author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

TOGNON, Grasiela Bruzamarello; PETRY, Cláudia  and  CUQUEL, Francine Lorena. Resposta de Ipomoea cairica (L.) Sweet à deficiência hídrica. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 318-324. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000300007.

Os espaços verdes necessitam de irrigações freqüentes, aumentando a pressão sobre os recursos hídricos. A utilização de plantas nativas em paisagismo diminui os riscos de contaminação biológica, contribui para a preservação da biodiversidade brasileira e propicia a sua valorização sustentável em áreas verdes. Destas, um número restrito são de lianas nativas aclimatadas e disponíveis no mercado. Nesse sentido, a seleção e indicação de plantas nativas eficientes no uso da água para implantação em paisagismo constituem-se uma estratégia eficaz na conservação dos recursos hídricos. Assim, buscou-se avaliar o crescimento e desenvolvimento de plantas de Ipomoea cairica submetidas a déficit hídrico. Ao longo de 100 dias após o transplante, plantas dessa espécie foram cultivadas com irrigação em capacidade de vaso, exceto por 30 dias (do 31º ao 60º dia) quando se aplicou quatro regimes hídricos (25, 50, 75 e 100% de capacidade de vaso). Durante o período de deficiência hídrica, houve 100% de sobrevivência, em todos os regimes hídricos aplicados. Após o restabelecimento hídrico, a espécie retomou seu crescimento, mesmo a que foi submetida a 25% da capacidade de vaso. Isto prova que I. cairica é resistente a baixa disponibilidade hídrica.

Keywords : Ipoméia; trepadeiras; estresse hídrico; paisagismo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English