SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Stigmatization and conjugality concerning voluntary childless couplesA literature revision about the application of the brief motivational interviewing in harmful users and alcohol dependents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

DELFRATE, Christiane de Bastos; SANTANA, Ana Paula de Oliveira  and  MASSI, Giselle de Athaíde. A aquisição de linguagem na criança com Autismo: um estudo de caso. Psicol. estud. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 321-331. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000200013.

O processo de aquisição de linguagem da criança com autismo tem sido descrito em termos de défices e analisado de forma individual. Na tentativa de se contrapor a esse olhar patologizante, considerado reducionista, esse trabalho objetivou analisar longitudinalmente a aquisição da linguagem de uma criança com diagnóstico de síndrome autística, a partir de processos dialógicos e de uma abordagem discursiva, durante o período de dois anos e seis meses. O resultado de tal análise evidenciou que a criança sujeito desta pesquisa sempre esteve presente "na língua", e sua ecolalia é a evidência dessa presença. Seus gestos e sua fala, considerados em função de situações interativas estabelecidas com uma fonoaudióloga, permitiram acompanhar o seu processo de aquisição de linguagem, bem como a sua mudança como sujeito da linguagem, a qual é tomada como atividade constitutiva do sujeito e da própria linguagem.

Keywords : Linguagem; autismo; discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese