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Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SEKKEL, Marie Claire; ZANELATTO, Raquel  and  BRANDAO, Suely de Barros. Ambientes inclusivos na educação infantil: possibilidades e impedimentos. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp.117-126. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000100013.

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola municipal de Educação Infantil - EMEI - da cidade de São Paulo, que teve como objetivo identificar os indicadores de envolvimento no trabalho com as crianças e aqueles que determinam a construção de um ambiente inclusivo. A coleta de dados foi feita por meio de observações dos três estágios da Educação Infantil e do levantamento da documentação pedagógica. O trabalho com as diferenças apresenta contradições importantes de serem pensadas, que se expressam como desigualdades no tratamento junto às crianças. A concepção de inclusão se restringe ao atendimento de crianças deficientes, enquanto as necessidades das demais crianças e dos profissionais que trabalham na escola são muitas vezes desconsideradas. O isolamento e o envolvimento com questões marginais do trabalho pedagógico são pontos centrais a serem considerados no enfrentamento das barreiras atitudinais para a construção de um ambiente inclusivo.

Keywords : Educação inclusiva; educação infantil; preconceito.

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