SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Not Born: existential-phenomenological reflections on the history of abortionSynchronous on-line focus groups in qualitative research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal; CARLOTTO, Mary Sandra; COUTINHO, Antônio Souto  and  AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 429-435. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000300010.

A partir da ampliação de sua prática profissional, incluindo, além do ensino, atividades de cuidado para com o aluno e a missão de garantir a articulação entre a escola e a comunidade, o professor se tornou mais suscetível a desenvolver a Síndrome de Burnout, doença ocupacional contemplada pelo Ministério da Saúde desde 1999.  Um dos responsáveis pelo seu diagnóstico institucional é a perícia médica.  Dada a importância do diagnóstico correto da Síndrome de Burnout, esse estudo teve como objetivo investigar, através da aplicação de questionário e da consulta a fichas médicas, o conhecimento da perícia médica da Junta Médica Municipal da cidade de João Pessoa, PB, a respeito dessa síndrome. Os resultados apontaram o desconhecimento da legislação e da Síndrome de Burnout e a necessidade de uma intervenção de políticas públicas que proporcionem um maior preparo dos médicos peritos e uma melhor assistência à saúde mental do professor.

Keywords : Síndrome de Burnout; saúde mental; saúde do professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese