SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Isolation of bone marrow mesenchymal stem cellsProspective and comparative study between conservative and surgical treatment (medial petellofemoral ligament repair) in patellar acute dislocations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

COSTA, Márcio Paulino et al. A utilização do tubo de ácido poliglicólico e FK506 na regeneração de nervos periféricos. Acta ortop. bras. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 25-29. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522006000100005.

Grandes perdas de tecido neural não permitem a reparação através de anastomose primária. Nesses casos, a auto-enxertia de nervo é considerada tratamento de escolha. O tubo sintético à base de ácido poliglicólico é uma opção para enxertia de nervo. O FK506 é um imunossupressor que aumenta a taxa de regeneração neural "in vivo" e "in vitro". O objetivo deste trabalho foi comparar, em ratos, o grau de regeneração neural, utilizando análise histológica, contagem do número de axônios mielinizados regenerados e análise funcional, obtida com a interposição de enxerto autógeno (grupo A), tubo de ácido poliglicólico (grupo B) e da associação do tubo de ácido poliglicólico à administração de FK506 (grupo C) em defeitos de 5 mm no nervo ciático. Foi observado a formação de neuroma apenas no grupo A. Os grupos B e C apresentaram padrões histológicos semelhantes. A avaliação quantitativa do número de axônios mielinizados regenerados determinou que: 1) o grupo B apresentou em média um menor número em ralação aos demais grupos; 2) não houve diferença significativa entre o grupo controle A e o grupo C. Na recuperação funcional, não houve diferença estatisticamente significativa entre os três grupos, a despeito das diferenças histológicas qualitativas e quantitativas verificadas.

Keywords : Nervos periféricos [cirurgia]; Regeneração nervosa; Ácido poliglicólico [uso terapêutico]; Imunossupressores [uso terapêutico].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese