A. Humanização é a relação entre os atores da saúde, a interação entre os profissionais.
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A.1: É a correlação com os outros agentes de saúde, é tudo um trabalho em rede, é o médico ouvir a enfermagem, ou o médico ouvir o auxiliar de enfermaria, ou o atendente que, às vezes, faz observações apropriadas e justas para acrescentar no bom atendimento do paciente. Então, acho que esse atendimento humanizado seria a interação desses profissionais todos, de todos os atores que estão envolvidos, incluindo o cliente que está lá na ponta. Eu acho que isso é um processo legal, a gente ter uma resposta que se possa passar pro outro profissional, que seria o clinico que, às vezes, tem muita tomada de decisão a adotar, ele precisa também desse suporte. |
B. Humanização é realizar um trabalho em rede, para não deixar o paciente sem assistência.
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B.1: É a gente tentar prestar o melhor trabalho para o paciente, no caso a gente que é do hospital. Tentar ajudar eles da melhor forma, até se a gente não atende tentar orientar melhor, para o paciente não ficar batendo em vários lugares. Em primeiro lugar é você se colocar no lugar do paciente, mesmo que você não tenha para oferecer aquilo que ele veio procurar, contra referenciar, tentar da melhor maneira possível encaminhar esse paciente para um local onde ele possa ser absorvido, para não deixar ele perdido. Geralmente nós do serviço social vemos todas essas questões do tratamento e também fora do tratamento, como está essa rede de serviço dele. |
C. Humanização é o funcionário ter boas condições para realizar o seu trabalho, com liberdade e outras coisas que facilitem o bem-estar no serviço.
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C.1: O que eu penso em termos de humanização, um trabalho onde o funcionário tenha qualidade de trabalho, ele seja respeitado. Ele tenha condições de realizar o trabalho dele. Além disso você ter liberdade. Eu acho que no fundo a humanização em relação ao trabalho seria isso, você ter todas as condições: qualidade de trabalho que é fundamental, respeito, capacidade de criação individual, não ser influenciado pela chefia, o profissional realmente trabalhar por ele e ser feliz. Então, como a própria palavra diz, alguma coisa relacionada ao convívio, ao prazer em fazer o que gosta, coisas boas, humanização, coisa que facilite o seu bem-estar dentro do serviço. |
D. Humanização é ter disponibilidade para ouvir o paciente.
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D.1: Uma das grandes tragédias, e isso não é só no Brasil não, é no mundo todo, que se observa nessa atenção ao paciente é a falta de tempo disponível para as pessoas, para ouvir o que o paciente tem a dizer. Então eu entendo que é pra dar um atendimento de qualidade ao paciente e não só pelos recursos técnicos, também escutando o que o paciente tem a dizer, examinando, dando oportunidade de um retorno aberto a qualquer momento que ele tenha algum problema. Então é como se fosse um movimento, um jeito de você atender de uma forma diferenciada, eu acho que é você saber ouvir, poder escutar o paciente, conhecer pelo nome, conhecer pelo vinculo, pela família, tratar com respeito porque normalmente elas já estão numa situação difícil, já estão doentes, fragilizadas. Precisa de algo mais, uma certa sensibilização do profissional para lidar com essas pessoas, saber ouvir, porque às vezes elas se abrem com você. |
E. Humanização é ter o ser humano como centro da atenção.
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E.1: Olha, eu penso que independente da atividade que a gente esteja falando, que você tenha o ser humano como centro ali da atenção. Imagino que seja alguma coisa assim, que você não pense só naquilo que você está fazendo como uma coisa isolada, estancada e mecânica. Que aquilo vai ter algum reflexo em alguém e que, no caso, esse alguém seria a coisa voltada para o centro, que seria o homem, o ser humano. |
F. Humanização é acolher, é tratar o paciente como um ser humano que precisa de ajuda, não como um cliente.
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F. 1: Humanização é realizar um serviço pensando mais na pessoa, no ser humano. Por exemplo: no hospital os pacientes têm que ser tratados como um ser humano que precisa de ajuda, não como um cliente, como gente, não como número. É meio redundante, tornar mais humana mesmo essa relação médico-paciente não somente em uma relação de prescritor, tratamento assim. Então é a gente tentar acolher as pessoas da melhor forma, tratar os pacientes como ser humano, ter carinho, ter paciência e saber abordar. |
G. Humanização é cuidar, dar atenção e a informação de que o paciente necessita.
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G.1: Eu acho que está relacionado com a maneira com que você lida com o público de uma forma geral, um melhor atendimento para o público. Atendendo a necessidade dele, respondendo as expectativas dentro da possibilidade do serviço da melhor forma possível, ver o ser humano que está necessitando, que está carente de uma atenção na questão da saúde. A primeira abordagem, o primeiro olhar frente a um paciente, ele está sedento de alguém que ouça o que ele tem e o que ele está ansiando por obter de informação ou de atenção e, geralmente, ele tem algum problema que ele gostaria que alguém cuidasse dele. |
H. Humanização é ter preocupação com o outro, evitar a dor.
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H.1: Humanização é preocupação com o outro, com o bem-estar do próximo. E a gente que trabalha na área de saúde isto fica mais evidente ainda, porque você está lidando com o paciente. Então, você precisa saber chegar no paciente; ter a preocupação de saber se ele está sentindo dor ou não, porque, no nosso caso, fazemos coleta também, então, a gente raspa a lesão do paciente e isto gera certo desconforto. Então, tem que saber lidar com eles. |
I. Humanização é dar ao paciente o tratamento que você gostaria de receber.
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I.1: Bom, eu acho que humanização é você tratar o seu semelhante como a si próprio, dar um tratamento para os outros como você gostaria de receber. Vai por educação, a forma como você vê e tenta ajudar. Realmente dar um atendimento que a gente daria pros nossos familiares, com toda atenção possível. Atender todo mundo bem, tratar todo mundo igual. Hoje é uma pessoa que está precisando e amanhã pode ser eu. É você se ver na pele do paciente, quer dizer, uma pessoa te traz uma queixa e você ter a capacidade de se colocar naquela pessoa com aquele problema, entender o contexto daquele problema, como você responderia daquela forma. A gente sempre procura fazer isso, tratar bem e ser bem tratado. |
J. Humanização é despirse de preconceitos para atender com qualidade.
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J.1: Então, acho que humanização é isso: você se despir de todos os preconceitos para tentar a melhora da qualidade do tratamento do outro. |
K. Humanizar é ajudar ensinando a pescar e não dando o peixe, sem paternalizar.
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K.1: É uma forma de ajudar, mas ninguém ajuda ninguém fazendo por ele o que ele mesmo poderia fazer, então a gente tem que ajudar ensinando de uma forma que a pessoa aprenda a pescar, não ficar só dando o peixe. Percebo alguns profissionais confundindo a humanização com paternalizar o paciente, tirando dele toda a responsabilidade, infantilizando mesmo, e isso para mim não é humanização. |
L. Humanização é ver o paciente como um todo, além da sua doença.
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L.1: Entender o paciente como um todo, que ele não é só uma doença, ele tem seus problemas e a gente tem que entender isso tudo, ver o sujeito como um todo, se sensibilizar com seu sofrimento, mas ao mesmo tempo não paternalizar. O que o programa propõe justamente é que você possa dar um atendimento de qualidade ao paciente em todas as suas vertentes, focar mais na saúde do que na doença. O que eu vejo é que é uma prática tradicional se focar na doença, cuidar daquela questão e todas as outras questões serem deixadas de lado. Então, humanização é quando o paciente chega aqui e nós tentamos perceber o todo do paciente, não só ver ele como paciente. |
M. Humanização é adaptar o tratamento ao contexto do paciente.
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M.1: A gente sabe que relacionado ao HIV é uma questão muito difícil, porque são muitos remédios, eles têm muitos problemas com infecções, às vezes eles possuem uma vida social complicada, então a gente sempre tenta adaptar da melhor forma para que eles gostem de vir aqui, que não seja só uma obrigação pra eles ficarem bem da doença. Claro que a gente não consegue com todo mundo, porque às vezes é difícil o acesso até eles, muitos moram na rua, então a gente não consegue esse acesso integral a todo mundo. |
N. Humanização é ter vínculo com o paciente.
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N.1: É ter um vinculo com esse paciente, acho que é atender de uma forma diferente, mais humanizada mesmo. Uma palavra que define o trabalho do ambulatório de adesão11. Mattos RA. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface (Botucatu) 2009; 13(Supl. 1):771-780.é humanização, porque tem a escuta individualizada do paciente. A gente sempre tenta buscar a escuta do paciente para poder dar o melhor tratamento para o paciente. Eles têm privacidade, têm um vínculo muito grande com a gente, porque eles ligam de casa, nós ligamos pra eles. Então tem essas duas partes, não só eles buscando o tratamento, como a gente buscando, quando eles faltam a gente se preocupa. Não é só o paciente chegar e aquela robótica da gente explicar o que é o medicamento e acabou, nos preocupamos realmente com o paciente, desde a hora que ele chega até quando não vem à gente nunca desiste dele. |
O. Humanização é um olhar mais humanizado que perpassa a instituição como um todo, incluindo o bem-estar tanto do paciente quanto do profissional.
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O.1: Humanização é um termo que é mais para você facilitar aquele atendimento, dando um atendimento igual para todos, melhoria da qualidade de vida tanto do paciente quanto do funcionário, pois confundem humanização apenas com o bemestar do paciente. Acho que hoje não é o bem-estar só do paciente, mas também do profissional, englobando a instituição como um todo, que o atendimento seja de qualidade e proveitoso para todos os lados. Mas existe na verdade um programa do governo que busca sensibilizar de alguma forma a própria instituição a olhar não só os pacientes, mas também os profissionais com esse olhar mais humanizado, a importância de ter esse trabalho perpassando toda a instituição. |
P. Ter um olhar multidisciplinar e estar atento à rede de apoio.
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P.1: O que eu entendo de humanização é você tratar o paciente pelo nome, ouvir caso a caso, aqui tem uma multidisciplinaridade do atendimento, todo paciente é orientado a passar pelo serviço social, independente de ele precisar ou não para ele conhecer os direitos, deveres e tirar dúvidas quanto ao tratamento e a instituição, acho que isso pra mim engloba o conceito de humanização. Como está o aspecto psicológico pra ver se ele está tendo um acompanhamento psicológico daqui, desses outros atendimentos das outras especialidades médicas, se a família está apoiando esse paciente em tratamento, como está a questão previdenciária dele, enfim, questões de moradia, saúde, como está essa família, de que é composta a família. Vemos o paciente não só como um paciente, a doença dele, porque ele faz parte de um todo. |