SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Translation, semantic equivalence and cultural adaptation of Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

ROSARIO, Pedro; ALMEIDA, Leandro S.; NUNEZ, José Carlos  and  GONZALEZ-PIENDA, Julio A.. Abordagem dos alunos à aprendizagem: análise do construto. Psico-USF (Impr.) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 117-127. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712004000200002.

A partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial, profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö. Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto rendimento em futuras investigações.

Keywords : Abordagem à aprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Orientações à aprendizagem; Motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese