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Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

BARBOSA, Marcus Levi Lopes et al. Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar. Psico-USF [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.529-540.  Epub Oct 10, 2019. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712019240310.

O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca - MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre ‘fatores sociais’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminação’ e ‘consequências’. A amostra foi composta de 517 alunos (n m = 303; n f = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada.

Keywords : autodeterminação; motivação; esportes, equações estruturais.

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