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Psico-USF, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2019
  • Aprendizagem e Transferência de Treinamento: um Quase-Experimento com Desenho Longitudinal Papers

    Araujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; Abbad, Gardênia da Silva; Cualheta, Luciana Padovez

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo teve como objetivo mensurar a aprendizagem em três seções de treinamento realizadas em uma organização pública federal brasileira. Trata-se de um quase experimento longitudinal, com três ondas, sendo o pré-teste (antes do treinamento), o pós-teste 1 (imediatamente após o término do treinamento) e o pós-teste 2 (após três meses do término do treinamento). A aprendizagem foi medida usando-se testes situacionais, garantindo que os resultados são baseados em desempenho e não auto relato. Os resultados indicam que o grupo experimental obteve melhores notas no pós-teste 1 do que no pré-teste e melhores notas no pós-teste 2 quando comparado ao pós-teste 1. Não foram encontradas diferenças no grupo controle entre o pré e pós teste, nem diferenças nos resultados dos testes devidas à experiência prévia ou a dados demográficos, indicando que a aprendizagem ocorreu como consequência do treinamento e não de explicações alternativas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tuvo como objetivo medir el aprendizaje en tres capacitaciones de entrenamiento realizadas en una organización pública federal brasileña. Se trata de un casi-experimento longitudinal con tres momentos: el pre-test (antes del entrenamiento), el post-test 1 (inmediatamente después del término del entrenamiento) y el post-test 2 (después de tres meses del término del entrenamiento). El aprendizaje fue medido usando tests situacionales, garantizando que los resultados se basan en el desempeño y no en el autoinforme. Los resultados indican que el grupo experimental obtuvo mejores notas en el post-test 1 que en el pre-test y mejores notas en el post-test 2 comparado con el post- test 1. No se encontraron diferencias en el grupo control entre el pre y post test, ni diferencias en los resultados de los tests debido a experiencia previa o a datos demográficos, indicando que el aprendizaje ocurrió como consecuencia del entrenamiento y no de explicaciones alternativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed to evaluate learning in three trainings held at a Brazilian federal public organization. It is a longitudinal quasi-experiment with three waves, pre-test (before training - T1), post-test 1 (right after the end of the training - T2) and post-test 2 (around three months after the training - T3). Learning was assessed with situational tests, so results are based on performance rather than self-assessment. Results show that the experimental group obtained better scores in post-test 1 than it did in the pre-test and better scores than the control group did in post-test 2. There were no difference in the results obtained by the control group, comparing pre and post-test, and that there was no difference in tests according to previous experience and demographic data. Results indicate that learning occurred as a consequence of training and was not explained by other factors of the organizational environment or individuals.
  • Síndrome de Burnout em Funcionários Públicos: Prevalência e associação a Estressores Ocupacionais Papers

    Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Os objetivos do estudo foram identificar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) e o poder preditivo dos estressores ocupacionais para as suas dimensões - Ilusão pelo trabalho (inversa), Desgaste Psíquico, Indolência e Culpa. Este estudo avaliou uma amostra aleatória de 538 servidores públicos de um tribunal de justiça (RS/Brasil) que responderam ao Spanish Burnout Inventory, um questionário sociodemográfico, um questionário de dados laborais e um questionário de estressores ocupacionais. A prevalência identificada foi de 6,5 % para SB-Perfil 1 (Ilusão pelo trabalho - inversa, Desgaste Psíquico, Indolência) e de 4,35% para SB-Perfil 2 (Ilusão pelo trabalho - inversa, Desgaste Psíquico, Indolência, Culpa). Os estressores que predisseram a Síndrome de Burnout foram o conteúdo do trabalho, a organização do trabalho, o tipo do público atendido, ambiente social do trabalho, as condições físicas do local de trabalho, o horário de trabalho, a carga horária, a relação com a chefia, e a relação com os colegas. Os resultados sugerem a necessidade de intervenção nos estressores ocupacionais presentes na organização do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue identificar la prevalencia del síndrome de Burnout (SB) y el poder predictivo de los estresores ocupacionales para sus dimensiones - Ilusión por el trabajo (inversa), Desgaste Psíquico, Indolencia y Culpa. Ese estudio evaluó una muestra aleatoria de 538 funcionarios públicos de un tribunal de justicia (RS / Brasil) que respondieron el Spanish Burnout Inventory, un cuestionario sociodemográfico, un cuestionario de datos laborales y un cuestionario de estresores ocupacionales. La prevalencia identificada fue de 6,5% para SB Perfil 1 (Ilusión por el trabajo - inversa, Desgaste Psíquico, Indolencia) y de 4,35% para SB Perfil 2 (Ilusión por el trabajo-inversa, Desgaste Psíquico, Indolencia, Culpa). Los estresores que predijeron el síndrome de Burnout fueron: contenido de trabajo, organización de trabajo, tipo de público atendido, ambiente social de trabajo, condiciones físicas de local de trabajo, horario de trabajo, carga horaria, relación con los superiores y relación con los compañeros. Los resultados sugieren la necesidad de intervención en los estresores ocupacionales presentes en la organización del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objectives of this study were to identify the prevalence of Burnout Syndrome (BS) and the predictive power of occupational stressors for its dimensions - Enthusiasm toward the job (inverse), Psychological Exhaustion, Indolence and Guilt. This study assessed a random sample of 538 public servants from a State Court of Justice (RS/Brazil) who answered the Spanish Burnout Inventory, a sociodemographic questionnaire, a work-related questionnaire and and occupational stressors questionnaire. The prevalence identified was 6.5% for Profile 1 BS (Enthusiasm toward the job - inverse, Psychological Exhaustion, Indolence) and 4.4% for Profile 2 BS (Enthusiasm toward the job - inverse, Psychological Exhaustion, Indolence, Guilt). Stressors that predicted Burnout Syndrome were work content, work organization, type of public served, social environment of work, physical conditions of the workplace, work hours, workload, relationship with heads, and relationship with colleagues. Results suggest a need for intervention in occupational stressors present in work organization.
  • O processo de tomada de decisão da família na terminalidade em UTI Papers

    Monteiro, Mayla Cosmo; Magalhães, Andrea Seixas; Féres-Carneiro, Terezinha; Dantas, Cristina Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo tem como objetivo investigar a percepção dos familiares acerca do processo de tomada de decisão na terminalidade em UTI. Realizou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, na qual foram entrevistados seis familiares de pacientes gravemente enfermos, internados na UTI de um hospital privado. Do estudo do material emergiram cinco categorias de análise. Neste trabalho serão discutidas duas categorias: processo de tomada de decisão e relação com a equipe médica. Os resultados indicam que os familiares se mostraram satisfeitos com a comunicação com os membros da equipe de saúde, aspecto importante para o processo de tomada de decisão. Neste contexto prevaleceram o modelo compartilhado, a priorização de medidas paliativas e a identificação de medidas fúteis, a fim de garantir o conforto e a dignidade no processo de morrer do paciente. Evidenciou-se a busca de integração dos cuidados paliativos em UTI, principalmente em situações finais de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tiene como objetivo investigar la percepción de los familiares sobre el proceso de toma de decisiones en el estado terminal de vida en la UCI. Se realizó una investigación descriptiva de carácter cualitativo, en la cual fueron entrevistados seis familiares de pacientes gravemente enfermos, internados en la UCI de un hospital privado. Del estudio del material surgieron cinco categorías de análisis. En este trabajo serán discutidas dos categorías: proceso de toma de decisiones y relación con el equipo médico. Los resultados indican que los familiares se mostraron satisfechos con la comunicación con los miembros del equipo de salud, aspecto importante para el proceso de toma de decisiones. En este contexto prevalecieron el modelo compartido, la priorización de medidas paliativas y la identificación de medidas inútiles, con el fin de garantizar comodidad y dignidad en el proceso de muerte del paciente. Se evidenció la búsqueda de integración de los cuidados paliativos en la UCI, principalmente en situaciones finales de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this research is to investigate family members’ perceptions as to the end-of-life decision-making process in an ICU. The authors conducted a qualitative descriptive study in which they interviewed six family members of critically ill patients admitted to the ICU of a private hospital. Five categories of analysis emerged from the examination of the material. This study will discuss two of those categories: the decision-making process and the relationship with the medical staff. The results indicate that family members were satisfied with communication with the medical staff, an important aspect for the decision-making process. Within this context, the shared model, prioritization of palliative care and identification of futile treatments prevailed, aimed at ensuring the patient’s comfort and dignity at the end of life. The results also reveal the need for integration of palliative care in ICUs, particularly in end-of-life situations.
  • Estrutura Fatorial de um Instrumento de Rastreio Socioemocional em Crianças Pré-Escolares Papers

    Anunciação, Luis; Chen, Chieh-Yu; Pereira, Danilo Assis; Landeira-Fernandez, J.

    Resumo em Português:

    Resumo Instrumentos de rastreio em saúde e educação oferecem indicadores rápidos que antecipam a avaliação diagnóstica e o tratamento. Frente às competências socioemocionais infantis, o Ages & Stages Questionnaires: Social-Emotional (ASQ:SE) foi utilizado na população de crianças matriculadas em pré-escolas públicas do município do Rio de Janeiro durante 2011. Posto isso, o objetivo desse trabalho foi investigar aspectos de validade e fidedignidade desse instrumento. Dados de 23.334 crianças (50.6% meninos), com idade média de 5 anos de idade (DP: 3 meses) e matriculadas em 625 pré-escolas foram analisados. A partir da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, os resultados foram favoráveis ao modelo com um fator emocional e outro social: χ2 (463) = 46363.495, p < 0,001; RMSEA = 0,067; CFI = 0,918; TLI = 0,913. Indicadores de fidedignidade foram adequados. Os resultados evidenciaram aspectos de validade do ASQ:SE e possibilitam seu uso em crianças com 5 anos de idade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Instrumentos de rastreo en salud y educación ofrecen indicadores rápidos que anticipan la evaluación de diagnóstico y tratamiento. Ante las competencias socio-emocionales infantiles, el Ages & Stages Cuestionarios: Social-Emocional (ASQ:SE) fue utilizado con la población de niños preescolares de escuelas públicas del municipio de Rio de Janeiro en el año 2011. El objetivo de este trabajo fue investigar aspectos de validez y veracidad de este instrumento. Fueron analizados datos de 23.334 niños (50.6% de sexo masculino) con edad promedio de 5 años(DE: 3 meses) matriculados en 625 escuelas preescolares. A partir del Análisis Factorial Exploratorio y Confirmatorio, los resultados fueron favorables al modelo con un factor emocional y otro social: X2(463) = 46363.495, p<0,001;RMSEA = 0,067;CFI =0,918;TLI =0,913. Los indicadores de veracidad fueron adecuados y los resultados señalaron aspectos válidos del ASQ:SE que posibilitan su uso en niños con 5 años de edad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Screening tools in health and education provide quick indicators that anticipate diagnostic evaluation and treatment. Faced with the socio-emotional competences of children, the Ages & Stages Questionnaires: Social-Emotional (ASQ:SE) was used in the population of children enrolled in public pre-schools in the city of Rio de Janeiro during 2011. The objective of this work was to investigate aspects of its validity and reliability. Data from 23,334 children (50.6% boys) being an average age of 5 years old (SD: 3 months) and enrolled in 625 pre-schools were analyzed. After an intensive data analysis, the Exploratory and Confirmatory Factor Analysis, the results were favorable to the multidimensional model with a social and emotional dimension: χ2 (463) = 46363.495, p <0.001; RMSEA = 0.067; CFI = 0.918; TLI = 0.913. Reliability indicators were adequate. The results confirmed validity aspects of the ASQ:SE, thereby verifying its use for children aged 5 years old.
  • Análise de Necessidades e Processo: Programa de Habilidades Sociais Para Desempregados Com Deficiência Papers

    Pereira-Guizzo, Camila de Sousa; Del Prette, Almir; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo avaliou indicadores de necessidades e de processo em um programa de habilidades sociais para pessoas com deficiência física, desempregadas. A avaliação de necessidades, mensurada por meio de instrumentos de autorrelato, indicou a importância de preparar os participantes para entrevistas de emprego e de aprimorar algumas habilidades sociais relacionadas ao trabalho, servindo como base para a definição dos objetivos do programa. As habilidades desenvolvidas no programa foram: civilidade, feedback, comunicação, empatia, oferecer ajuda, cidadania, assertividade, lidar com críticas, resolução de problemas, desempenho em entrevista de emprego e expressão de sentimento positivo. Para a avaliação de processo, as sessões do programa foram filmadas e analisadas por meio de um registro que continha indicadores como desempenhos nas tarefas. Este estudo mostrou a importância de planejar um programa considerando as características dos participantes e monitorar continuamente sua aplicação para garantir a adequação da intervenção e o alcance de seus objetivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio evaluó indicadores de necesidades y proceso en un programa de habilidades sociales para personas con discapacidad física y desempleadas. La evaluación de necesidades, medida por instrumentos de autoinforme, señaló la importancia de preparar los participantes para entrevistas de empleo y mejorar algunas habilidades sociales relacionadas con el trabajo, sirviendo como base para la definición de los objetivos del programa. Las habilidades desarrolladas en el programa fueron: civilidad, feedback, comunicación, empatía, ofrecer ayuda, ciudadanía, asertividad, lidiar con críticas, solución de problemas, desempeño en entrevistas de empleo y expresión de sentimiento positivo. Para evaluación de proceso, las sesiones del programa fueron filmadas y analizadas mediante un registro que contenía indicadores como el desempeño en las tareas. Este estudio mostró la importancia de planear un programa considerando las características de los participantes y controlando su aplicación para garantizar la adecuación de la intervención y el alcance de sus objetivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study evaluated indicators of needs and processes in a social skills program for unemployed people with physical disabilities. The needs assessment - measured via self-reporting instruments - indicated the importance of preparing participants for job interviews and improving some social skills related to work, which would serve as a basis for the definition of the program’s objectives. The skills developed in the program were as follows: civility, feedback, communication, empathy, offering help, citizenship, assertiveness, dealing with criticism, problem solving, job interview performance, and expressing positive feelings. For the process evaluation, the program’s sessions were filmed and analyzed using indicators such as task performance. This study showed the importance of planning a program that considers the characteristics of the participants and of continuously monitoring its application to ensure the suitability of the intervention and the achievement of its objectives.
  • Propriedades psicométricas do WHOQOL-HIV Bref para avaliação da qualidade de vida Artigos

    Silveira, Marise Fagundes; Ferreira, Antônio Carlos; Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo; Pinho, Lucinéia de; Teixeira, Antônio Lúcio; Carneiro, Mariângela

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Avaliar as propriedades psicométricas do questionário WHOQOL-HIV Bref em pessoas com HIV/AIDS. Método: O instrumento foi aplicado a 226 pessoas com HIV/AIDS do Norte de Minas Gerais. As propriedades psicométricas foram avaliadas pela validade de construto, análise da confiabilidade e validade de critério. Resultados: O modelo com seis domínios apresentou ajustamento aceitável (χ2/gl= 1,77, p <0,001, GFI = 0,85, CFI= 0,89, RMSEA = 0,058 ). O WHOQOL-HIV Bref apresentou correlações estatisticamente significativas entre os seis domínios, consistência interna e reprodutibilidade satisfatórias. Os escores dos domínios demonstraram correlação significativa com o escore da qualidade de vida geral e dos itens que avaliam a autopercepção da qualidade de vida e da saúde, correlação significativa com o resultado global da depressão e diferenças estatisticamente significativas entre subgrupos de pacientes segundo variáveis socioeconômicas e clínicas. Conclusões: O WHOQOL-HIV Bref apresentou-se válido, confiável para medir a qualidade de vida de pessoas com HIV/AIDS.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Evaluar las propiedades psicométricas del cuestionario WHOQOL- HIV Bref en personas con HIV/SIDA. Método: El instrumento fue aplicado a 226 personas con HIV/SIDA del Norte de Minas Gerais. Las propiedades psicométricas fueron evaluadas por validez de constructo, análisis de confiabilidad, y validez de criterio. Resultados: El modelo con seis dominios presentó un ajuste aceptable (χ2 / gl = 1,77, p <0,001, GFI = 0,85, CFI = 0,89, RMSEA = 0,058). El WHOQOL-HIV Bref presentó correlaciones estadísticamente significativas entre los seis dominios, consistencia interna, y reproductibilidad satisfactorias. Los resultados de los dominios demostraron correlación significativa con el resultado de calidad de vida general y de los ítems que evalúan la autopercepción de calidad de vida y de la salud, correlación significativa con el resultado global de depresión y diferencias estadísticamente significativas entre subgrupos de pacientes según variables socioeconómicas y clínicas. Conclusiones: El WHOQOL- HIV Bref se presentó como válido y confiable para medir la calidad de vida de personas con HIV/SIDA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To evaluate the psychometric properties of the WHOQOL-HIV Bref questionnaire in people with HIV / AIDS. Method: The questionnaire was applied to 226 people living with HIV/AIDS in the Northern part of the state of Minas Gerais. The psychometric properties were evaluated by construct validity, reliability analysis, and criteria validity. Results: The model with six domains had an acceptable adjustment (χ2 / gl = 1.77, p <0.001, GFI = 0.85, CFI = 0.89, RMSEA = 0.058). The WHOQOL-HIV Bref showed statistically significant correlations among the six domains, satisfactory internal consistency and reproducibility. The instrument scores showed a significant correlation with the general quality of life score and the items that assess the self-perception of quality of life and health, a significant correlation with the overall result of depression, and statistically significant differences between subgroups of patients. Conclusions: The WHOQOL-HIV Bref was valid, reliable to measure the quality of life of people with HIV/AIDS.
  • Dispositional Greed Scale: evidências de sua estrutura interna e parâmetros dos itens Papers

    Freires, Leogildo Alves; Loureto, Gleidson Diego Lopes; Ribeiro, Maria Gabriela Costa; Santos, Layrtthon Carlos de Oliveira; Gouveia, Valdiney Veloso

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou conhecer as evidências da estrutura interna da Dispositional Greed Scale (DGS) e os parâmetros de seus itens. Contou-se com a participação de 338 pessoas com média de idade de 26,5 anos (DP = 8,18), que responderam a DGS e perguntas demográficas. Os resultados indicaram uma solução unifatorial da DGS (Ω = 0,75). Análises via Teoria de Resposta ao Item demonstraram que os itens da DGS discriminam adequadamente os participantes e exigem baixa a moderada quantidade de traço latente para serem endossados. Ademais, detectou-se funcionamento diferencial, quanto à variável sexo, em apenas um item da DGS que apresentou impacto reduzido nas curvas características do teste total. Conclui-se que a DGS reúne evidências que corroboram sua qualidade psicométrica, podendo ser utilizada em estudos futuros que objetivem mensurar a ganância no contexto brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue conocer evidencias de la estructura interna de la Dispositional Greed Scale (DGS) y los parámetros de sus ítems. Los participantes fueron 338 personas con edad promedio de 26,5 años (DE = 8,18), que respondieron la DGS y preguntas demográficas. Los resultados indicaron una solución unifactorial de la DGS (Ω = 0,75). Los análisis por medio de la Teoría de Respuesta al Item demostraron que los ítems de la DGS discriminan adecuadamente los participantes,y exigen una cantidad baja a moderada de rasgo latente para ser respaldados. Además, se ha identificado el funcionamiento diferencial con relación a la variable sexo en un único ítem de la DGS, que presentó un impacto reducido en las curvas características del test total. Se concluye que la DGS reúne evidencias que confirman su calidad psicométrica, pudiendo ser utilizada en estudios futuros que tengan como objetivo medir la codicia en el contexto brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the evidences of internal structure of the Dispositional Greed Scale (DGS) and to check the parameters of its items. Participants included 338 individuals with a mean age of 26.5 years old (SD = 8.18), who answered the DGS and demographic questions. Results supported the one-factorial solution of the DGS (Ω = 0.75), and the Item Response Theory analysis demonstrated that the items of the DGS discriminate participants properly and require low to moderate levels of latent trait to be endorsed. Furthermore, only one item displayed differential item functioning by sex, with low impact on item characteristic curves at overall test. In conclusion, the DGS shows evidences of its psychometric adequacy for use in future studies that aim to measure greed in Brazil.
  • Escala Gestão do Conhecimento em Equipes: Adaptação para o Brasil Artigos

    Freitas, Ângela de Fátima Saraiva; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    Resumo A gestão do conhecimento é um tema que tem trazido contribuições para diversas áreas, inclusive para a Psicologia Organizacional. O presente estudo objetivou realizar a adaptação para o Brasil e testar algumas evidências de validade da escala Gestão do Conhecimento em Equipe. Foram seguidas as etapas de adaptação semântica, comparação das versões e validade de conteúdo. A escala foi aplicada por meio eletrônico a 496 trabalhadores (68,8% mulheres) com vínculo empregatício. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória. A análise paralela e de consistência teórica determinaram o número de fatores, resultando em uma escala com 32 itens, distribuídos em seis fatores, a saber: criação e aquisição do conhecimento, memória da equipe, utilização do conhecimento, partilha e difusão do conhecimento, recuperação do conhecimento, e catalizadores da gestão do conhecimento. Foram identificadas evidências de validade que possibilitam a utilização da escala em amostras brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La gestión de conocimiento es un tema que ha aportado contribuciones en diversas áreas, incluso en la Psicología Organizacional. El objetivo del presente estudio fue realizar la adaptación para Brasil y testar algunas evidencias de validez de la escala Gestión de Conocimiento en Equipo. Fueron seguidas las etapas de adaptación semántica, comparación de las versiones y validez de contenido. Por medio electrónico, la escala fue aplicada a 496 trabajadores (68,8% mujeres) con vínculo laboral. También fueron realizados análisis factoriales exploratorios y confirmatorios. Los análisis paralelos y de consistencia teórica determinaron el número de factores, resultando una escala con 32 ítems, distribuidos en seis factores, mencionados a seguir: creación y adquisición de conocimiento, memoria de equipo, utilización de conocimiento, reparto y difusión de conocimiento, recuperación de conocimiento y catalizadores de gestión de conocimiento. Fueron identificadas evidencias de validez que posibilitan la utilización de la escala en muestras brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Knowledge management is a theme that has brought contributions to various areas, including Organizational Psychology. The present study aimed to adapt to Brazil and test some evidence of validity of the Team Knowledge Management scale. We followed the steps for semantic adaptation, version comparison, and content validity. The scale was made available online and applied to 496 workers (68.8% women) with employee status. Data were analyzed by exploratory and confirmatory factorial analysis. The number of factors was determined by parallel and theoretical consistency analyses, resulting in a scale with 32 items, divided into six factors, namely: knowledge creation and acquisition, team memory, knowledge utilization, knowledge sharing and diffusion, knowledge recovery, and knowledge management catalysts. The results allow us to recommend the use of the scale with Brazilian samples.
  • Escala de Autoestima de Rosenberg: Efeito do Método e Invariância de Gênero Papers

    Lima, Tiago Jessé Souza de; Souza, Luana Elayne Cunha de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou avaliar a dimensionalidade da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), testando o ajuste de oito modelos fatoriais: unifatorial, bifatorial, e seis modelos unifatoriais controlando-se o efeito do método associado à redação dos itens negativos e positivos através das estratégias correlated traits-correlated uniqueness (CTCU) e correlated traits-correlated methods (CTCM). Ademais, avaliou-se se a EAR é invariante quanto ao gênero. Compuseram a amostra 689 participantes com idades variando entre 18 e 70 anos (M = 25,5; SD = 8,06), sendo a maioria do sexo feminino (77,1%), os quais responderam a EAR e perguntas sociodemográficas. Os resultados indicaram que modelos unifatoriais, controlando-se o efeito do método associado aos itens negativos ou aos itens negativos e positivos conjuntamente, são os mais ajustados aos dados. Observou-se também que a EAR é invariante em relação ao gênero, apresentando a mesma estrutura teórica e significado psicológico para homens e mulheres.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio objetivó evaluar la dimensionalidad de la Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), probando el ajuste de ocho modelos factoriales: unifactorial, bifactorial, y seis modelos unifactoriales controlando el efecto del método de redacción de los ítems negativos y positivos a través de las estrategias correlated traits-correlated uniqueness (CTCU) y correlated traits-correlated methods (CTCM). Además, se evaluó si la EAR es equivalente a través de género. La muestra se conformó por 689 personas, con edades variando entre 18 y 70 años (M=25,5, DE=8,06), la mayoría mujeres (77,1%), que respondieron a la EAR y las preguntas sociodemográficas. Los resultados indicaron que los modelos unifactoriales, controlando el efecto del método asociado a los ítems negativos o a los ítems negativos y positivos conjuntamente, son los más ajustados a los datos. Se observó también que la EAR es equivalente a través de género, presentando la misma estructura teórica y significado psicológico para hombres y mujeres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to evaluate the dimensionality of the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES), by testing the adjustment of eight factorial models: a one-factor and two-factor model and six single-factor models controlling for the method effect associated with the wording of negative and positive items, through the correlated traits-correlated uniqueness (CTCU) and correlated traits-correlated methods (CTCM) approaches. We also tested measurement invariance across gender. A total of 689 participants took part in the study, with ages between 18 and 70 years (M = 25.5; SD = 8.06), mainly females (77.1%), who answered the RSES and sociodemographic questions. The results showed that single-factor models controlling for the effect of negative items alone or positive and negative items together best fit the data. The results also indicated that the RSES is invariant across gender, presenting the same theoretical structure and psychological meaning for men and women.
  • Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar Artigos

    Barbosa, Marcus Levi Lopes; Balbinotti, Marcos Alencar Abaide; Saldanha, Ricardo Pedroso; Diehl, Aline Bonini Reis Pedroso; Balbinotti, Carlos Adelar Abaide

    Resumo em Português:

    Resumo O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca - MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre ‘fatores sociais’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminação’ e ‘consequências’. A amostra foi composta de 517 alunos (n m = 303; n f = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El tema de este estudio es la autodeterminación. El objetivo fue testar el modelo jerárquico de motivación intrínseca y extrínseca - MJMIE. Se trata de un modelo teórico-explicativo lineal, secuencial y unidireccional basado en la Teoría de Autodeterminación, que presupone la relación causal entre ‘factores sociales’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminación’ y ‘consecuencias’. La muestra fue compuesta de 517 alumnos (nm = 303; nf = 214) practicantes de deporte escolar, con edades entre 13 a 19 años (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados en grupos que van del último año de Enseñanza Primaria hasta el tercer año de Enseñanza Secundaria, pertenecientes a escuelas públicas y privadas del estado de Rio Grande del Sur. La investigación fue aprobada por el CEP - UFRGS, 2008055. El MJMIE fue testado con path analysis y ecuaciones estructurales. Los resultados obtenidos indicaron que el modelo presenta índices adecuados de validez en la muestra estudiada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theme of the present study is self-determination. The objective was to test the Hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation - HMIEM. It is a linear, sequential and unidirectional theoretical-explanatory model based on the Self-Determination Theory, which presupposes the causal relationship between ‘social factors’, ‘psychological mediators’, ‘self-determination’, and ‘consequences’. The sample consisted of 517 students (nm = 303; nf = 214) who practiced school sports, aged 13 to 19 years (IMG = 15.32; σ = 1.46), regularly enrolled in classes ranging from the last year of primary education to the third year of high school in public and private schools in the state of Rio Grande do Sul. The research was approved by CEP - UFRGS, under approval number 2008055. The HMIEM was tested with path analysis and structural equations. The results indicated that the model has adequate indexes of validity in the studied sample.
  • Perfis de Idosos Praticantes de Atividades Prazerosas: características sociodemográficas, vulnerabilidade social e funcionalidade Artigos

    Ferreira, Heloísa Gonçalves; Barham, Elizabeth Joan; Araújo, Felipe Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo mapeou perfis de idosos praticantes de atividades prazerosas e relacionou tais perfis com variáveis sociodemográficas e estado funcional. Idosos (n=330) sem comprometimento cognitivo, residentes da comunidade e com diferentes níveis de vulnerabilidade social (acessado pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) responderam um questionário sociodemográfico, a escala de Pfeffer (funcionalidade) e o OPPES-BR (prática de atividades prazerosas). Por meio da análise de cluster combinando-se o método hierárquico e não-hierárquico foram identificados cinco perfis de idosos: muito ativos; muito ativos sociáveis; minimalistas; pouco ativos contemplativos; e pouco ativos intelectuais. Manter alta frequência em diversos tipos de atividades prazerosas associou-se à maior escolaridade, menor vulnerabilidade social e menor dependência funcional. O perfil dos pouco ativos contemplativos foi o mais vulnerável, com maior declínio funcional, vulnerabilidade social e taxa de analfabetismo. Diante da diversidade de perfis de idosos, são necessárias políticas públicas favorecedoras ao acesso a atividades prazerosas, principalmente aos mais vulneráveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio diseñó perfiles de ancianos que practican actividades placenteras y relacionó estos perfiles con variables sociodemográficas y estado funcional. Los ancianos (n = 330) sin comprometimiento cognitivo, residentes de la comunidad y con diferentes niveles de vulnerabilidad social (accesado por el Índice Paulista de Vulnerabilidad Social) respondieron un cuestionario sociodemográfico, Escala de Pfeffer (funcionalidad) y el OPPES-BR (práctica de actividades placenteras). Por medio de análisis de Cluster, combinando el método jerárquico y no-jerárquico, fueron identificados cinco perfiles de ancianos: muy activos; muy activos sociables; minimalistas; poco activos contemplativos; y poco activos intelectuales. Mantener alta frecuencia en diversas actividades placenteras presentó una asociación con mayor escolaridad, menor vulnerabilidad social y menor dependencia funcional. El perfil de los poco activos contemplativos fue el más vulnerable, con mayor declive funcional, vulnerabilidad social y tasa de analfabetismo. Ante la diversidad de perfiles de ancianos, son necesarias políticas públicas que favorezcan el acceso a actividades placenteras, principalmente a los más vulnerables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study mapped profiles of older adults who participated in pleasant events, and related these profiles with sociodemographic and functional state. Older adults (n=330) without cognitive impairments, community residents and with different social vulnerability levels (accessed by the Paulista Index of Social Vulnerability) answered a sociodemographic questionnaire, the Pfeffer Scale (functionality) and the OPPES-BR (involvement in pleasant activities). By applying a cluster analysis, which combined the hierarchical and non-hierarchical method, five profiles of older adults were identified: highly active; highly socially active; minimalists; little active contemplative; and little active intellectual. Maintaining high frequency in pleasant activities was associated with a higher education, lower social vulnerability, and less functional dependence. The little active contemplative was the most vulnerable profile, with higher scores on functional decline, social vulnerability, and illiteracy rates. Considering the diversity of the older adult’s profiles, public policies favoring the access to pleasant events are needed, especially for the most vulnerable ones.
  • Relações entre estilos de pensar e criar, bem-estar, saúde percebida e estresse na terceira idade Artigos

    Nakano, Tatiana de Cassia; Machado, Wagner de Lara; Abreu, Isabel Cristina Camelo de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo, investigar a relação entre estilos de pensar e criar, bem-estar, saúde percebida e estresse na terceira idade. Para isso, 123 idosos (98 mulheres e 25 homens), com idades entre 60 a 90 anos (M=68,35; DP=7,4) responderam a Escala de Estilos de Pensar e Criar, Escala de Saúde Mental Positiva, Escala de Estresse Percebido e um questionário sociodemográfico. Análises de ρ de Spearman e uma rede de correlações parciais regularizadas foram utilizadas para investigar as relações entre os construtos avaliados. Os resultados mostraram que os estilos que mais se relacionaram, de forma positiva, com as variáveis de saúde, bem-estar e estresse foram os estilos inconformista-transformador e emocional-intuitivo. As características de tais estilos podem ser incentivadas de modo a atuarem como fatores positivos para a qualidade de vida na maturidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo investigar la relación entre estilos de pensar y crear, bienestar, estrés y salud percibida en la vejez. La muestra fue compuesta por 123 ancianos (98 mujeres y 25 hombres), de 60 a 90 años (M = 68,35, DE = 7,4) los cuales respondieron la Escala de Estilos de Pensar y Crear, Escala de Estrés Percibido, Escala de Salud Mental Positiva y un cuestionario sociodemográfico. Los análisis de ρ de Spearman y una red de correlaciones parciales regularizadas, fueran utilizadas para investigar las relaciones entre los constructos evaluados. Se concluye que los estilos que más se relacionaron de forma positiva con las variables de salud, bienestar y estrés son los estilos Inconformista-transformador y Emocional-intuitivo. Las características de estos estilos pueden ser incentivadas para actuar como factores positivos en la calidad de vida en la vejez.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of the present study was to investigate the relationship between thinking and creating styles, well-being, perceived health, and stress in a sample of older adults. The sample was composed of 123 individuals (98 women and 25 men), aged from 60 to 90 years (M = 68.35, SD=7.4), who answered the Thinking and Creating Scales, Positive Mental Health Scale, Perceived Stress Scale and a sociodemographic questionnaire. Spearman’s ρ analyzes and a network of regularized partial correlations were used to investigate the relationships between the variables. We concluded that the styles that most positively related to the variables of health, well-being and stress are Nonconformist-transforming and Emotional-intuitive styles. The characteristics of such styles can be encouraged to act as positive factors for quality of life at maturity.
  • Qualidade da Relação Líder-Membro: Evidências de Validade da Escala Multidimensional Artigos

    Côrtes, Marcela Guimarães; Souza, Maira Gabriela Santos de; Puente-Palacios, Katia Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetivou identificar evidências de validade da estrutura interna da versão brasileira da escala multidimensional da qualidade da relação líder-membro (LMX-MDM). Aplicou-se a LMX-MDM a 363 pessoas. Realizou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, e análise da correlação com outros construtos. A escala apresentou nove itens distribuídos em três fatores de primeira ordem que se agrupam em um fator global: Respeito Profissional (α=0,93), Afeto (α=0,92) e Lealdade (α=0,90), explicando 69,39% da variância do fenômeno. Os indicadores de ajuste foram satisfatórios (χ 2 /g.l.=2,20; GFI=0,97; CFI=0,99; RMSEA=0,06). A LMX-MDM se associou positivamente à satisfação no trabalho (r=0,11 a 0,76; p<0,05) e às competências gerenciais (r=0,60 a 0,80; p<0,01), e negativamente à intenção de rotatividade (r=-0,33 a -0,36; p<0,01). A partir desses resultados, observa-se a adequação da LMX-MDM para mensurar a qualidade da relação líder-membro, a qual demonstra associação com outros fenômenos organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo fue identificar evidencias de validez de estructura interna de la versión brasileña de la escala multidimensional de calidad de relación líder-miembro (LMX-MDM). Se aplicó la LMX-MDM a 363 personas. Se realizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, y análisis de correlación con otros constructos. La escala presentó nueve ítems distribuidos en tres factores de primer orden que se agrupan en un factor global: Respeto Profesional (α=0,93), Afecto (α=0,92) y Lealtad (α=0,90) explicando 69,39% de la varianza del fenómeno. Los indicadores de ajuste fueron satisfactorios (χ 2 /g.l.=2,20; GFI=0,97; CFI=0,99; RMSEA=0,06). La LMX-MDM se asoció positivamente a satisfacción en el trabajo (r=0,11 a 0,76, p<0,05) y a las competencias gerenciales (r=0,60 a 0,80, p<0,01), y negativamente a la intención de rotatividad (r=-0,33 a -0,36, p<0,01). A partir de estos resultados, se observa la adecuación de la LMX-MDM para medir la calidad de relación líder-miembro, la cual demuestra asociación con otros fenómenos organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed to identify evidences of validity of the internal structure of the Brazilian version of the multidimensional Leader-Member Exchange scale (LMX-MDM), which was administered to 363 people. Exploratory and confirmatory factorial analysis and correlation analysis with other constructs were performed. The scale presented nine items distributed in three low-order factors grouped into a higher-order LMX factor: Professional Respect (α = 0.93), Affect (α=0.92) and Loyalty (α=0.90), explaining 69.39% of the variance of the phenomenon. Adjustment indicators were satisfactory (χ 2 /g.l=2.20, GFI=0.97, CFI=0.99, RMSEA=0.06). LMX-MDM was positively associated to job satisfaction (r=0.11 to 0.76, p <0.05) and managerial skills (r=0.60 to 0.80, p <0.01), and negatively to turnover intention (r=-0.33 to -0.36, p <0.01). These findings suggest that the LMX-MDM presents evidences of validity for use in measuring quality of the leader-member relationship, which is associated to other organizational phenomena.
  • Adaptabilidade de Carreira e Empregabilidade na Transição Universidade-Trabalho: Mediação das Respostas Adaptativas Artigos

    Ladeira, Mariana Rita Machado; Oliveira, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal; Taveira, Maria do Céu

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo foi analisar o poder preditivo da adaptabilidade de carreira na empregabilidade percebida, considerando o efeito mediador das respostas adaptativas nessa relação. Participaram da pesquisa 387 estudantes universitários. Para a coleta de dados foram utilizadas a Escala de Adaptabilidade de Carreira, a Escala de Desenvolvimento de Carreira de Estudantes Universitários e a Escala de Empregabilidade. Os resultados ressaltaram o poder preditivo da adaptabilidade de carreira na empregabilidade percebida e um efeito mediador parcial das respostas adaptativas nessa relação. A preocupação e identidade de carreira foram as dimensões da adaptabilidade e das respostas adaptativas mais significativas para predizer a empregabilidade. Por fim, são discutidas as implicações dos resultados na literatura vocacional, enfatizando a transição universidade-trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue analizar el poder predictivo de la adaptabilidad profesional en la empleabilidad percibida, considerando el efecto mediador de las respuestas adaptativas en esa relación, participando de esta investigación 387 estudiantes universitarios. Para la recolección de datos fueron utilizadas: Escala de Adaptabilidad Profesional, Escala de Desarrollo Profesional de Estudiantes Universitarios y Escala de Empleabilidad. Los resultados señalaron el poder predictivo de la adaptabilidad profesional en la empleabilidad percibida, además de un efecto mediador parcial de las respuestas adaptativas en esa relación, cumpliéndose de esta forma el objetivo propuesto. La preocupación e identidad profesional, fueron las dimensiones de adaptabilidad y de las respuestas adaptativas más significativas para predecir la empleabilidad. Por último, se discuten las implicaciones de los resultados en la literatura vocacional, enfatizando la transición universidad-trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to analyze the relationships established between career adaptability and perceived employability, considering the mediating effect of the adaptive responses in these relationships, in a sample of 387 university students. For data collection, we used the Career Adaptability Scale, the University Student Career Development Scale, and the Employability Scale. The results suggest positive and moderate associations between the constructs studied, besides a possible partial mediating effect of the adaptive responses in relation to the perceived employability. Additionally, the results indicate the prediction of career adaptability and adaptive responses in relation to perceived employability, especially in the career dimension and career identity. Finally, we discuss the implications of the results in the vocational literature, emphasizing the university-work transition.
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