No campo da Ciência da Informação, mesmo em face das atuais discussões sobre a responsabilidade social, pouco se tem discutido acerca da Internet e das redes sociais virtuais, a partir de uma perspectiva filosófica e ética. Neste texto, objetivamos apresentar algumas reflexões oriundas de uma pesquisa em andamento sobre o Orkut, como um contexto virtual e informacional. O Orkut, sobretudo no Brasil, é um fenômeno de comunicação, informação, interação e sociabilidade, que envolve milhões de usuários. Assim, não se pode ainda afirmar, com segurança, que conhecemos todas as consequências éticas, políticas e culturais desta ambiência informacional na realidade. Objetivamos refletir sobre o Orkut, a partir da seguinte questão: Uma ambiência virtual e informacional (no nosso caso, o Orkut) pode gerar novas bases epistemológicas para a Ciência da Informação? A partir da reflexão sobre os conceitos de ética da informação, informação e liberdade, sociabilidade e identidade, procuraremos responder a esta questão.
Ética da Informação; Epistemologia da Ciência da Informação; Orkut - Sociabilidade; Informação e Liberdade