SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Satisfaction of the user of the Capes Portal of Scientific Journals: a study on the success in the use of the systemOntology and taxonomy: differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936

Abstract

STREHL, Leticia. As folksonomias entre os conceitos e os pontos de acesso: as funções de descritores, citações e marcadores nos sistemas de recuperação da informação. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 101-114. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362011000200007.

O artigo discute as potencialidades das folksonomias, a partir da proposição e análise de esquemas de representação de conceitos, que constituem os diferentes recursos de indexação de assuntos. Aborda o desenvolvimento das fontes de informação especializadas e revisa os fundamentos técnicos das linguagens natural e documentária. Trata dos sistemas de recuperação, que exploram as redes de colaboração inerentes à produção e ao uso da informação, ilustrando o funcionamento desse tipo de recurso, ao tratar dos índices de citação e dos favoritos socializados. Por fim, menciona a distinção necessária entre o papel das folksonomias, como instrumentos de representação conceitual e como pontos de acesso.

Keywords : Folksonomias; Linguagens de indexação; Citações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese