SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Analysis of the distribution of births with severity markers in maternity with neonatal intensive care unit in the Unified Health SystemSignificance of the Pap smear test for a group of women undergoing cervical cancer prevention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

RUSCHI, Gustavo Enrico Cabral; ZANDONADE, Eliana; MIRANDA, Angélica Espinosa  and  ANTONIO, Fernanda Ferrão. Determinantes da qualidade do pré-natal na Atenção Básica: o papel do Apoio Matricial em Saúde da Mulher. Cad. saúde colet. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.131-139. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800020229.

Introdução

O Apoio Matricial (AM) em Saúde da Mulher é uma das iniciativas de gestão de processos formativos que visam à melhoria da qualidade da Estratégia Saúde da Família.

Objetivo

Avaliar o cuidado pré-natal na Atenção Básica do município de Vitória, Espírito Santo, e a influência do AM, enquanto metodologia de gestão do trabalho, na determinação da qualidade da assistência.

Método

Estudo analítico transversal que utilizou quatro níveis de qualidade: nível 1 (índice de Kotelchuck adaptado por Traldi); nível 2, que adiciona ao nível 1 procedimentos clínico-obstétricos; nível 3, que soma ao nível 1 os exames laboratoriais; e nível 4, que analisa conjuntamente todos os parâmetros anteriores.

Resultados

Houve uma queda na adequação da assistência prestada à medida que o nível de análise se tornava mais complexo. As variáveis que mostraram associação com a não adequação da qualidade de assistência foram: risco gestacional alto (OR 1,86; 1,02-3,38) e ausência do Apoio Matricial (OR 1,66; 1,17-2,35).

Conclusão

A implantação e a valorização de estratégias de reorganização dos serviços e das práticas, como o AM, são determinantes da melhoria da qualidade na assistência pré-natal, sendo necessária a ampliação do seu grau de apoio.

Keywords : cuidado pré-natal; serviço de saúde materna; qualidade da assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )