Acessibilidade / Reportar erro

Validação da “Escala Interativa de Amamentação”: análise teórica e empíricaa a Artigo extraído do trabalho de conclusão de curso de autoria de Lury Rodrigues Henrique e Quetellen da Silva Bertazo sob a orientação de Cândida Caniçali Primo. Defendida em 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo. Ano 2018.

RESUMO

Objetivo:

Realizar análise teórica e empírica da Escala Interativa de Amamentação.

Método:

Estudo metodológico que seguiu o método proposto por Pasquali, e foi realizado em duas etapas: análise teórica com 40 juízes enfermeiros e teste piloto com 68 puérperas de uma maternidade de um Hospital Universitário da região sudeste do Brasil.

Resultados:

A avaliação com os juízes demonstrou que os itens da Escala possuem precisão no conceito teórico quanto à adequação semântica e pertinência, sendo que dos 58 itens da escala, 33 apresentaram Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,80. O teste piloto permitiu avaliar os itens no contexto social e cultural da população alvo. Ao final, a escala permaneceu com 30 itens.

Conclusão e implicação para a prática:

A validação com os juízes demonstrou que os itens da Escala Interativa de Amamentação possuem precisão com o conceito teórico quanto à semântica e pertinência, e se mostrou um instrumento confiável e válido para avaliar os fatores que interferem na interação mãe-filho durante a amamentação.

Palavras-chave:
Amamentação; Estudos de Validação; Teoria de enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com