SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Reclamation of a salinized soil after cultivation in greenhouseSite-specific monitoring of corn yield cultivated under irrigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

COELHO, Eugênio F. et al. Desempenho de diferentes guias de ondas para uso com o analisador de umidade TRASE. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2001, vol.5, n.1, pp. 81-87. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662001000100015.

O trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre a umidade e a constante dielétrica aparente do solo e diferentes guias de onda para uso com o analisador de umidade Trase, que opera de acordo com o princípio da reflectometria no domínio do tempo - TDR. Amostras indeformadas e deformadas de duas manchas de textura diferente de um Latossolo Amarelo Distrófico foram retiradas do campo e acondicionadas em recipientes de 10 L, perfazendo quatro repetições para cada textura e estrutura. Foram construídas três diferentes guias de onda, com hastes de 0,15 m, sendo uma com capacitor e uma sem capacitor no início da guia, com espaçamento de 0,009 m entre hastes e outra sem capacitor, com espaçamento de 0,022 m entre hastes. Essas guias de onda, juntamente com guias originais do fabricante com hastes de 0,20 m, espaçadas 0,022 m, foram inseridas individualmente em cada recipiente. Dados de umidade obtidos gravimetricamente e pelo analisador TRASE, e da constante dielétrica, foram tomados usando-se todas as guias de onda em cada recipiente durante a secagem do solo, de 0,35 m3 m-3 a 0,10 m3 m-3. Três modelos matemáticos foram ajustados aos dados de umidade e da correspondente constante dielétrica do solo gerados pelas guias de onda do fabricante. Um modelo exponencial foi considerado como mais adequado para estimativas dos teores de água, em função da constante dielétrica para a guia de onda do fabricante. Todas as guias de onda avaliadas apresentam viabilidade de uso, desde que previamente calibradas.

Keywords : calibração; guia de onda; umidade; reflectometria no domínio do tempo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese