SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número10Estoque de carbono no solo e agregados em Argissolo sob diferentes manejos de longa duraçãoAcúmulo de matéria seca e nutrientes no meloeiro irrigado sob estratégias de manejo da salinidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366

Resumo

SANTOS, Eduardo O. de J.; GONTIJO, Ivoney  e  NICOLE, Lucas R.. Variabilidade espacial de cálcio, magnésio, fósforo, potássio no solo e produtividade da pimenta-do-reino. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.10, pp. 1062-1068. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012001000005.

A pimenta-do-reino é uma importante fonte de renda para o produtor rural, razão por que é uma espécie predominantemente cultivada por pequenos produtores porém ainda é pouco conhecida a relação da variação espacial dos nutrientes e da produtividade da cultura. Objetivou-se, no presente trabalho, descrever a variabilidade espacial do Ca, Mg, K, P no solo e a produtividade de uma lavoura de pimenta-do-reino, cultivada em um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico. O experimento foi conduzido em uma lavoura de pimenta-do-reino, no município de São Mateus, ES, plantada no espaçamento 3,0 x 1,8 m. O projeto foi instalado em uma malha retangular de 100 x 120 m. Em cada ponto amostral foram coletadas amostras de solo, na profundidade de 0-0,20 m e determinada a produtividade, totalizando 126 pontos, com distância mínima de 5 m. Os dados foram submetidos à análise geoestatística. Observou-se estrutura de dependência espacial moderada e forte para os atributos químicos estudados. O estudo da variabilidade espacial dos atributos químicos do solo mostrou-se como ferramenta relevante na compreensão do comportamento dos nutrientes no solo podendo ser fundamental no auxílio à tomada de decisão que vise à maior produtividade da lavoura.

Palavras-chave : Piper nigrum L.; atributos químicos; geoestatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português