SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número10Crescimento e produtividade do pinhão-manso em função do espaçamento e irrigaçãoDeterminação do saldo radiativo na Ilha do Bananal, TO, com imagens orbitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366

Resumo

PEREIRA, Dercio C. et al. Produção de mudas de almeirão e cultivo no campo, em sistema agroecológico. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.10, pp. 1100-1106. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012001000010.

Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o desenvolvimento das mudas de almeirão em diferentes substratos orgânicos e verificar o comportamento em bandejas, após o transplante no campo e na pós-colheita, constituindo três experimentos. Foram avaliados o uso do substrato comercial e quatro misturas de proporções de composto, areia e pó de basalto. Foram quatro fases de avaliação: aos 13 e 26 dias após a emergência (DAE), aos 74 dias após o transplante e na pós-colheita. Avaliaram-se o comprimento e a massa da matéria seca de raiz e de parte aérea, número de folhas por planta, diâmetro do coleto, área foliar e a conservação pós-colheita. O composto orgânico e as misturas foram superiores ao substrato comercial, na maioria das características avaliadas nos 13 e 26 DAE; entretanto, o substrato comercial superou os demais tratamentos para o comprimento de raiz. Os substratos orgânicos (T2 e T3) podem ser recomendados para a produção de mudas de almeirão com desenvolvimento satisfatório em sistema de cultivo em bandejas e a campo e, de igual forma, em pós-colheita; o uso de composto orgânico como substrato para produção de mudas propiciou o desenvolvimento de mudas mais vigorosas e plantas mais resistentes no campo do que o substrato comercial.

Palavras-chave : análise de crescimento; Cichorium intibus L.; composto orgânico; pó de rocha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português