SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número10Modelos matemáticos para a secagem intermitente de arroz em cascaImpact of traffic equipment during sugarcane (Saccharum officinarum) harvest índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366

Resumo

ROSSI, Luiz A. et al. Análise do desempenho reprodutivo e do uso de energia elétrica em instalações climatizadas de cachaços. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.10, pp. 1121-1127. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012001000013.

Objetivou-se, com este estudo, avaliar e comparar dois sistemas de climatização do ambiente com dezoito machos da linhagem genética comercial AG337, provenientes da empresa AGROCERES–PIC. Os animais do grupo A foram submetidos à climatização por meio de ventilação artificial e nebulização com acionamento automatizado enquanto os do grupo B foram submetidos apenas a ventilação, sendo o acionamento dos equipamentos feito de forma manual e de acordo com o manejo já praticado. Foram considerados aspectos de desempenho reprodutivo e conforto térmico dos animais, além das variáveis climáticas mensuradas no ambiente externo ao galpão e o uso de energia elétrica pelos equipamentos de climatização. Os principais resultados demonstraram que os animais do grupo A permaneceram em condição ambiental mais segura, porém não houve melhora nos índices de qualidade seminal dos animais deste grupo. Ressalta-se que o incremento de custo relativo ao aumento no consumo de energia elétrica, ocasionado pelo uso dos equipamentos de climatização e automação, não acarretará acréscimo significativo na conta de energia pois se trata de equipamentos de baixa demanda de energia elétrica.

Palavras-chave : suínos; qualidade seminal; conforto térmico; construções rurais; potência elétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português