Acessibilidade / Reportar erro

Vivências traumáticas no ciclo gravídico-puerperal*1 *1 Artigo derivado da dissertação de Mestrado da primeira autora sob a orientação da segunda autora, defendida no Programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (RJ), em 25 de janeiro de 2019, sob o título: Maternidade - experiências traumáticas.

Traumatic experiences in the pregnancy-puerperal cycle

Expériences traumatiques dans le cycle dela grossesse puerpérale

Vivencias traumáticas en el ciclo embarazo-puerperio

Traumatische Erlebnisse im Schwangerschaft-Wochembett-Zyklus

No imaginário social é comum a fantasia de que a mulher é tomada de sentimentos nobres ao receber um filho. Entretanto, a experiência clínica ensina que a maternidade pode ser um momento de intenso mal-estar, expresso sob a forma de conflitos, sintomas e angústia. O presente artigo procura mostrar, por meio de reflexões teóricas e apresentações de vinhetas clínicas, que o ciclo gravídico-puerperal é um processo em que a mulher está exposta a vivenciar algo da ordem do traumático capaz de desorganizá-la psiquicamente.

Palavras-chave:
Ciclo gravídico-puerperal; trauma; Édipo feminino; tornar-se mãe


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com