SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Multivariate analysis as a tool for measuring the stability of morphometric traits in Lycopersicon plants from in vitro cultureMicronucleus frequencies in Astyanax bimaculatus (Characidae) treated with cyclophosphamide or vinblastine sulfate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Genetics and Molecular Biology

versión impresa ISSN 1415-4757

Resumen

MALUF, Sharbel Weidner  y  ERDTMANN, Bernardo. Evaluation of occupational genotoxic risk in a Brazilian hospital. Genet. Mol. Biol. [online]. 2000, vol.23, n.2, pp. 485-488. ISSN 1415-4757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47572000000200040.

Vários procedimentos terapêuticos, diagnósticos e profiláticos usados em hospitais apresentam um risco genético. Para avaliar o risco genotóxico ocupacional, 42 trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil, ocupacionalmente expostos a chumbo (uso de soldas), óxido de etileno (área de esterilização), drogas antineoplásicas (enfermeiros e farmacêuticos) e radiação ionizante foram comparados com 42 indivíduos não expostos. A análise de linfócitos binucleados apresentou um aumento estatisticamente não significativo (P = 0.058) na freqüência de micronúcleos. Quando analisados separadamente, os grupos expostos a drogas antineoplásicas e radiação ionizante apresentaram um aumento estatisticamente significativo (P = 0.038 e P = 0.0217, respectivamente) na freqüência de micronúcleos. As freqüências de pontes dicêntricas e anomalias de fuso sugerem a ação de clastogênicos nestes dois grupos. Fatores como idade, sexo e hábitos de fumo e álcool não apresentaram correlação com as alterações genéticas observadas. Estes resultados sugerem que os procedimentos de segurança adotados foram muito importantes para proteger os trabalhadores da exposição a agentes mutagênicos e que estas medidas devem ser melhoradas nas áreas de radiologia e quimioterapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés