SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Food consumption of sugarcane workers' families in the Brazilian NortheastFood habits of hypertensive and diabetics cared for in a Primary Health Care service in the South of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

CORREA, Vanesa Gesser et al. Estimativa do consumo de compostos fenólicos pela população brasileira. Rev. Nutr. [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.185-196. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000200007.

OBJETIVO:

Estimar o consumo de compostos fenólicos pela população brasileira.

MÉTODOS:

Para estimativa do consumo alimentar médio per capita foram analisados os microdados do Inquérito Nacional de Alimentação, da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. O teor de fenólicos dos alimentos foi estimado a partir da base de dados Phenol-Explorer, considerando a espécie e variedade do alimento e o modo de preparo habitual de consumo.

RESULTADOS:

A população brasileira consumiu em média 460,15 mg/dia de compostos fenólicos totais, provenientes principalmente das bebidas (48,9%), com destaque para o café, e leguminosas (19,5%). A análise do consumo por classes de fenólicos possibilitou observar uma ingestão de 314 mg/dia de ácidos fenólicos, 138,92 mg/dia de flavonoides e 7,16 mg/dia de outros fenólicos. Com relação às variáveis estudadas, os homens e os indivíduos residentes na zona rural e na região nordeste do país apresentaram maior consumo de compostos fenólicos. Além disso, destacaram-se também os adultos e idosos, as classes de rendimento medianas, a população com ensino fundamental completo ou incompleto e os indivíduos eutróficos e com excesso de peso.

CONCLUSÃO:

A ingestão de fenólicos totais pode ser considerada baixa, especialmente em razão do consumo insuficiente de frutas e hortaliças. Ressalta-se que o café e o feijão preto foram os principais alimentos contribuintes para o consumo de fenólicos da população brasileira.

Keywords : Antioxidantes; Flavonoides; Consumo alimentar; Compostos fenólicos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )