SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Estimate of consumption of phenolic compounds by Brazilian populationEducation and work of dieticians from Family Health Support Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

LIMA, Lena Azeredo de; NEDEL, Fúlvio Borges; OLINTO, Maria Teresa Anselmo  and  BALDISSEROTTO, Julio. Hábitos alimentares de hipertensos e diabéticos atendidos em um serviço de Atenção Primária à Saúde do Sul do Brasil. Rev. Nutr. [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.197-206. ISSN 1415-5273.  https://doi.org/10.1590/1415-52732015000200008.

OBJETIVO:

Descrever hábitos alimentares de hipertensos e diabéticos, classificar sua adequação de acordo com Guia Alimentar para População Brasileira do Ministério da Saúde e verificar a associação entre a adequação dos hábitos alimentares e o problema de saúde.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, a partir da linha de base de um estudo longitudinal iniciado em 2011, com amostra de adultos hipertensos e diabéticos usuários de um serviço de atenção primária no sul do Brasil, entrevistados em seu domicílio.

RESULTADOS:

Foram analisadas 2.482 pessoas das quais 66,5% eram hipertensas, 6,5% eram diabéticas e 27,1% apresentavam hipertensão e diabetes. Dos entrevistados, 29,6% tinham hábitos alimentares inadequados, 46,9% parcialmente adequados, e 23,4% estavam adequados. Foi identificado baixo consumo de fibras e alto consumo de refrigerante, açúcar, sal e gordura saturada. A melhor adequação alimentar estava associada à pior condição de saúde, sendo que a prevalência de inadequação alimentar foi 30,0% maior nos que eram somente hipertensos.

CONCLUSÃO:

Os hábitos alimentares dos diabéticos e hipertensos não estavam adequados, considerando as diretrizes do Ministério da Saúde. A associação da adequação do hábito alimentar com o problema de saúde indicou uma melhora tardia do hábito alimentar, o que aponta a necessidade premente de intervenções preventivas e efetivas na promoção da alimentação saudável.

Keywords : Doença crônica; Diabetes Mellitus; Hábitos alimentares; Hipertensão; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )