SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Prevalence of fatigue reported by physiotherapists operating diathermy equipment for microwaveWhy do tuberculosis patients look for urgency and emergency unities for diagnosis: a study on social representation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CIACCIA, Maria Célia Cunha et al. Aspectos epidemiológicos, sorológicos e moleculares das hepatites B e C em crianças e adolescentes de creches e escolas municipais na cidade de Santos. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.588-599. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400030002.

Objetivo:

Estimar a prevalência de marcadores sorológicos anti-HBc, AgHBs e anti-HBs da hepatites B e anti-HCV da hepatite C em crianças e adolescentes matriculados em creches e escolas de ensino infantil e fundamental da rede municipal na cidade de Santos, São Paulo.

Métodos:

Estudo transversal realizado no período de 28 de junho a 14 de dezembro de 2007, no qual foram coletadas 4.680 amostras de sangue colhidas através de punção capilar. Foi aplicado um questionário nos familiares das crianças e adolescentes. Para o cálculo da amostra, foi utilizado o programa Epi Info versão 6 com frequência esperada de 1%, erro aceitável de 0,5% e nível de confiança de 95%. Os exames sorológicos foram realizados utilizando a técnica de ELISA. O estudo molecular foi realizado pela técnica de reação em cadeia de polimerase in House.

Resultados:

A idade da população estudada variou de 7 meses a 18 anos e 1 mês. A prevalência geral do anti-HBc reagente foi de 0,1%, do AgHBs foi de 0,02% e do anti-HCV foi de 0,02%.

Conclusão:

A prevalência geral em crianças dos marcadores sorológicos para hepatites B e C na cidade de Santos foi baixa, quando comparada com os dados de literatura.

Keywords : Prevalência; Hepatite B; Hepatite C; Criança; Epidemiologia; Sorologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )