SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Mahalanobis' distance and propensity score to construct a controlled matched group in a Brazilian study of health promotion and social determinantsFactors associated to medical consultations by elderly adults in southern Brazil: a population based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola et al. Sobrevida de pacientes com câncer de lábio, boca e faringe: um estudo de coorte de 10 anos. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.680-691. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400030009.

Introdução:

O câncer de lábio, boca e faringe é um sério problema de saúde. Altas taxas de incidência são encontradas no mundo. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste são as que apresentam maiores taxas de incidência. Objetivo: Descrever a taxa de sobrevida em cinco e dez anos em portadores de câncer de lábio, boca e faringe atendidos em um centro de referência de Florianópolis, SC.

Métodos:

Estudo de coorte histórica, realizado com dados de pacientes que tiveram diagnóstico entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2001 e acompanhados até 31 de dezembro de 2011. Foi realizada análise descritiva e estimada a sobrevida pelo método de Kaplan-Meier. O modelo semiparamétrico de Cox foi utilizado para estimar o risco de óbito.

Resultados:

As taxas de sobrevida ao final de 5 e 10 anos foram de 33,3 e 26,9%, respectivamente. O estadio clínico avançado ao momento do diagnóstico aumentou em 2,88 e 2,51 o risco de óbito, respectivamente. Sexo, etnia, nível de escolaridade, diagnóstico e tratamento prévios, bem como idade, não se mostraram significativamente associados.

Conclusão:

As taxas de sobrevida aos 5 anos foi de 33,3% e, aos 10 anos, foi de 26,9%. O estadio avançado mostrou-se como fator de risco independente para o óbito por câncer de lábio, boca e faringe nos dois períodos analisados.

Keywords : Mouth neoplasia; Oropharyngeal neoplasms; Lip neoplasms; Survival analysis; Epidemiology; Longitudinal studies; Neoplasias bucais; Neoplasias orofaríngeas; Neoplasias labiais; Análise de sobrevida; Epidemiologia; Estudos longitudinais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )