SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Validation and calibration of self-reported weight and height from individuals in the city of São PauloThe performance of various anthropometric assessment methods for predicting low birth weight in adolescent pregnant women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SANTOS, Carla Fernandez dos; CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de; CARDOSO, Letícia de Oliveira  and  TAVARES, Letícia Ferreira. Concordância e associação entre diferentes indicadores de imagem corporal e índice de massa corporal em adolescentes. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.747-760. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400030014.

O objetivo do estudo foi examinar a concordância entre diferentes indicadores de imagem corporal e de cada um desses com o estado nutricional e a associação dos mesmos com o índice de massa corporal (IMC) entre adolescentes. Foi estudada uma amostra aleatória de 152 estudantes de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. Em quatro ocasiões, foram aplicadas duas escalas de silhuetas e duas questões referentes à opinião do estudante sobre seu corpo e seu peso e realizada aferição de peso e estatura. O IMC foi examinado como variável categórica e contínua. Para a análise de concordância entre as variáveis, foi aplicada estatística Kappa com ponderação quadrática. Para exame da associação entre variáveis de imagem corporal e o IMC, foram calculados mediana, média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95% de IMC para cada categoria das variáveis de imagem corporal. Em geral, a concordância entre as variáveis de imagem corporal foi de razoável a boa e, entre essas e a variável estado nutricional, foi de regular a razoável. Melhores resultados foram observados entre meninos e entre alunos de escolas privadas. Todas as variáveis de imagem corporal apresentaram bom poder discriminatório para o IMC, quando analisado como variável contínua, mesmo quando controlados potenciais fatores de confusão. A pergunta sobre corpo parece ser melhor do que aquela sobre peso para compor o questionário de um sistema de vigilância de fatores de risco e proteção à saúde para adolescentes.

Keywords : Adolescente; Imagem corporal; Escalas; Estado nutricional; Associação; Vigilância.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )